Tosse em Cães - Doença ou sintoma?

Muito cuidado com a tosse em cães, ela pode ser um sintoma

Nem sempre que um cão tosse significa que ele está doente, mas todo dono fica preocupado ao ver seu bichinho tossir demais. A tosse em cães pode significar várias coisas, desde uma doença até algo preso no esôfago. É bom ficar de olho.

Sempre que o dono ouve seu cão tossir, ele pode pensar que é algo comum e inofensivo, mas nem sempre significa isso. A tosse em cães pode ser sintoma de muitas doenças caninas, e grande parte delas necessitam tratamento rápido.

tosse-caes

 

A tosse em cães pode significar várias coisas

Leia Mais: Raiva Canina – Aprenda a identificar e prevenir esta doença fatal

 

É importante levar o cão ao veterinário se ele apresentar tosse com frequência, pois pode ter algo obstruindo suas vias aéreas e ele não consegue se livrar daquilo, podendo até machucar sua traqueia ou esôfago. Talvez seja algo que bebendo muita água saia, mas nem sempre é isso e pode estar alojado em algum lugar machucando o cão.

Também há a opção pior de seu cão estar tossindo por alguma doença. É importante identificar como é a tosse, e se é mesmo tosse. Existem sons como engasgos ou chiados que podem ser confundidos com tosse e o dono acabar entendendo o sintoma errado.

Se for uma tosse alta e aguda, geralmente significa alguma doença na traqueia e nos brônquios. Quando o animal puxa a coleira, por exemplo, ele solta esse tipo de som, que é facilmente identificável. A tosse curta pode ser sinal de fluídos nos pulmões (edema), enquanto a tosse mais úmida pode indicar uma infecção pulmonar ou insuficiência cardíaca congestiva.

É bom ficar de olho em todos os detalhes sobre a tosse do cão, sabendo como ela é e quando ela acontece, para passar a informação mais correta para o veterinário.

 

A famosa tosse de canis

 

A tosse de canis (tosse do cão) é uma doença infecciosa semelhante à gripe humana, ela é causada pela bactéria Bordelha Bronchiseptica e dois vírus, o Parainfluienza e o Adenovírus. Esses agentes podem agir sozinhos ou em conjunto, atacando principalmente animais mais frágeis, como filhotes e cães anêmicos ou com verminoses.

Os sintomas da tosse do cão são variados, entre eles estão falta de apetite, secreção nos olhos, febre, e todos os sintomas semelhantes à gripe humana. O animal doente normalmente tosse secamente e às vezes libera uma espuma branca na tosse junto ao vômito.

tosse-cachorros

Vale lembrar que a tosse do cão causada pela bactéria é uma zoonose, ou seja, existe contágio cão-humano. Apesar de não ser nada comum esta transmissão, se seu cão está com algum sintoma de tosse de canis, o leve imediatamente ao veterinário, para evitar contágio tanto em humanos quanto em outros cães.

O tratamento é à base de antibióticos, anti-inflamatórios e repouso. Além disso, o animal deve ficar afastado de outros animais e ter suas roupinhas e utensílios lavados regularmente, pra evitar contágio.

 

Tosse em cães pode significar doença cardíaca

 

Além de problemas graves pulmonares dos quais a tosse em cães é sintoma, também existe a Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC), que é um problema grave que nem todo dono imagina que possa ser a causa da tosse.

A ICC consiste em uma falha no fluxo de sangue, que normalmente seria do átrio para o ventrículo, mas com a ICC ele volta do ventrículo para o átrio, causando uma espécie de “sopro”. Essa doença pode ser causada por vários problemas genéticos, ou até bactérias, e é uma doença cardíaca que pode trazer problemas graves.

A tosse em cachorros que indica problemas cardíacos é seca e engasgada, ela vem acompanhada de cansaço fácil, cianose (língua roxa) e falta de ar, devida a falta de oxigênio que essa deficiência do fluxo sanguíneo causa.

Esse é um problema que deve ser tratado com antecedência, principalmente porque, geralmente, acomete cães mais velhos e frágeis. O reconhecimento é feito através de exames como radiografias e ecocardiogramas.

O tratamento é através de antidiuréticos e anti-hipertensivos, juntamente com uma dieta balanceada. Também é recomendado que o cachorro fique em repouso e se exalte o menos possível, para o tratamento ser eficaz. A ICC não tem cura, mas com o tratamento adequado e o cuidado necessário, o cão ganha anos de vida saudável.

Se seu cão anda tossindo demais, é bom procurar um veterinário, para evitar que o problema seja maior do que se espera e o tratamento atrasado acabe prejudicando ainda mais a saúde do bichinho.

Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/tosse-caes/

Sugira novo tema para um artigo
Categorias:
Saúde do Cachorro
Tags:
cachorros, cães, cão, doenças, pets, sintomas, tosse, tossindo, tossir

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados