Tosa no Verão | CachorroGato

Tosa no Verão

Os prós e contras da tosa no verão

O verão está chegando e os donos dos cães com pelagem média ou longa já começam a pensar se já está na hora de tosar o pelo, isso porque é de senso comum acreditar que o cão precisa da tosa no verão para se sentir mais refrescado.

Apesar de pensarmos que ao fazer a tosa no verão estamos ajudando nosso cão a não passar tanto calor, pois a pelagem esquenta, não é bem assim que funciona. A pelagem não age como uma roupa para nós; mais no inverno para esquentar, menos no verão para refrescar.

A pelagem, em fato, ajuda a equilibrar a temperatura corporal do cão. Servindo como um isolante térmico, ela evita que o cão perca ou receba calor em excesso. Por não ter glândulas sudoríparas como nós para realizar a troca de calor e conseguir fazer o corpo esfriar, utilizam a língua. É quando estão, literalmente, de língua de fora, nem sempre é por cansaço, muitas vezes é para equilibrar a temperatura do corpo.

tosa-verao

Na verdade, em algumas raças a tosa no verão é sim necessária, mas é durante o ano todo, não por motivos estéticos, mas por uma questão de higiene e saúde. O Shih-tzu, o Poodle, o Cocker, o Lhasa Apso estão dentre as raças que precisam de tosa não somente no verão, mas a cada 45 dias, em média. Algumas raças podem ganhar a tosa de três em três meses, pode variar bastante. O profissional da pet shop saberá indicar qual o tempo melhor para regular as tosas.

A dica é deixar pelo menos 5cm de comprimento de pelagem para as raças que não podem ter a tosa no verão, por precisarem da pelagem.

Leia Mais: Proteção aos cães contra fogos de artifício

 

Posso tosar o cão em casa?

 

Você pode cortar seu cabelo sozinho em casa, mas na maioria das vezes isso vai ser uma péssima ideia. E por quê? Porque quem não é profissional, não sabe exatamente como fazer um corte de cabelo, para isso há pessoas especializadas para essa função. O mesmo vale para o cão. Não é só passar a máquina no cão. Já pensou se você tosa seu Chow-chow como um Poodle? Cada raça tem um corte e um profissional sabe qual é qual.

O profissional de um pet shop está preparado para saber se tal raça deve manter ou pelo ou não, se a tosa no verão deve ser feita, se é melhor a tosa higiênica, na qual se tosa as regiões íntimas, a barriga e demais lugares que sujam mais, ou se é melhor a tosa bebê, que deixa a pelagem baixinha como dos filhotes. Na dúvida, sempre um consulte um profissional.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/tosa-verao/

Categorias:
Moda e Beleza para Cães, Saúde do Cachorro
Tags:
cachorros, cães, cão, pets, tosa, tosagem, tosar, verão

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados