Os Segredos da Tosa do Schnauzer | CachorroGato

Segredos da Tosa do Schnauzer

A tosa do Schnauzer é diferenciada e deve ser minuciosa

A tosa do Schnauzeré uma das mais difíceis de ser feita, por isso é aconselhável que seja feita por um profissional bem preparado e experiente, para não correr o risco de ter um cãozinho com o bigode torto ou uma sobrancelha mais alta que a outra. Sabemos que é possível aparar os pelos dos nossos pets em casa mesmo, porém, as pet shops possuem profissionais especializados em banho e tosa dos pets, e é extremamente válido que contemos com essas pessoas para esse tipo de cuidado com nossos animaizinhos.

Um Schnauzer bem tosado é um cãozinho muito lindo e charmoso, merece carinho e atenção especiais com seus cuidados, por isso esteja atento ao padrão da Tosa do Schnauzer. Esse tipo de tosa é tão específico que existe, até mesmo, um padrão que deve ser seguido por quem for fazer a tosa. Confira!

Padrão da AMSC (American Miniature Schnauzer Club) para a tosa do Schnauzer

  • A cabeça deve ser cortada da frente para  trás, indica-se lâmina #10 ou #15. Entre os olhos faz-se forma de um diamante. Na parte de fora dos olhos corte com tesoura, um dedo de largura. Topo do focinho nunca é tosado.
  • Para o pelo das orelhas usa-se lâmina #40. No sentido dos pelos na parte de fora e oposto na parte de dentro. Muito cuidado com os pelos do canal auditivo, ao arrancá-los pode deixar o ouvido do cãozinho vulnerável a infecções e até causar perda de audição. Uma boa limpeza é suficiente para manter essa parte higienizada.

  • Sobrancelha deve ser cortada na diagonal, pontas internas maiores na altura do focinho

  • Barba e bigodes demoram para crescer, então devem ser pouco cortados .

  • Lamina #10 ou #15 para bochechas e garganta.

  • Também com #10 ou #15, dorso é tosado saindo da cabeça e indo na direção do rabo. A saia começa na altura do ombro, cortada com tesoura em diagonal. Tesoura dentada pode deixar a junção do corpo mais harmônica.

  • Barriga e parte interna das patinhas com lâmina #30 ou #40 no sentido oposto ao crescimento do pelo.

  • Traseira usa-se lâmina #30, cortar até 2,5cm da parte externa da pata e 3 dedos acima do jarrete

  • Os pelos das pernas devem ser cortado com tesoura, em linha reta e as patas com ângulo de 45 graus da base. Nunca cortar entre os dedos, apenas entre as almofadas.

Com essas dicas de tosa para Schnauzer, seu cãozinho tem tudo pra ficar ainda mais fofo e luxuoso!



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/tosa-schnauzer/

Categorias:
Curiosidades sobre Cães, Fases da Vida dos Cães, Moda e Beleza para Cães, Saúde do Cachorro
Tags:
banho, cachorros, cães, cãezinhos, cão, corte, cuidados, luxo, pelagem, pets, petshops, schnauzer, tosa, tosar

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados