Tintura para Pets - Dicas para tingir seu pet com segurança | CachorroGato

Tintura para Pets - Dicas para tingir seu pet com segurança

Saiba como funciona a tintura para pets e porque a coloração de pêlos de animais causa tanta polêmica

A tintura para pets é cada vez mais comum e popular no mercado mundial e, embora essa moda tenha surgido há não muito tempo, a visão de cães e gatos “coloridos” nas ruas já é, nos dias de hoje, algo relativamente frequente. Celebridades de fama internacional, como a top Alessandra Ambrósio, já entraram na onda do tingimento do pêlo de pets, angariando ainda mais fãs e seguidores dessa nova prática, que não para de causar polêmica entre os amantes de animais.

Embora o mercado já ofereça diferentes versões de tintura para pets – que prometem não agredir a pele do animal ou causar qualquer tipo de reação – muitos ainda recriminam esse tipo de procedimento, e acreditam que ele pode ser extremamente prejudicial para os cães e gatos que tem suas pelagens coloridas.

Em função disso, a Câmara Municipal de Salvador (BA) acaba de aprovar um Projeto de Lei que proibe o uso de tintas em pêlos de animais na cidade e, a partir de agora, quem descumprir a regra será punido. Segundo o criador do projeto - o vereador Marcell Moraes – o objetivo da lei é impedir que os bichos sejam prejudicados pelo uso desse tipo de produto que, por poder causar problemas sérios na pele e nos olhos dos pets, configura o mau-trato dos animais; mesmo não sendo essa a intenção dos donos que tingem a pelagem de seus bichinhos de estimação.

Se por um lado já há leis para proibir a prática, por outro, há uma legião cada vez maior de fãs de pets multi-coloridos e nos Estados Unidos já é possível, inclusive, assistir a competições que premiam o cão mais bem decorado pelo uso de tinturas. Confira, a seguir, quais são os produtos mais indicados para o tingimento dos pêlos de pets, e fique por dentro de todos os cuidados necessários para evitar problemas e ferimentos no seu bichinho de estimação, caso queira aderir à moda.

 

Produtos para tingir a pelagem animal

Leia Mais: Higiene felina: dicas para o dia-a-dia do seu gatinho

tintura-para-pets

 

Conforme citado acima, o tingimento do pêlo de cães e gatos ainda causa muita polêmica no mundo dos amantes de pets e, pensando nisso, a indústria especializada desenvolve cada vez mais produtos específicos para a coloração da pelagem de bichos; garantindo a isenção de problemas em função de substâncias tóxicas presentes nas suas fórmulas.

No Brasil, diversas pet shops já contam com esse tipo de serviço em seus portfólios, e se aproveitam de xampús tonalizantes para dar um novo look aos pets. Sem tóxicos, os produtos usados nesse tipo de coloração permanecem no pêlo do animal por até quatro banhos. No entanto, é importante que todos os pets que forem passar pelo processo realizem um teste de sensibilidade antes da aplicação do produto, garantindo a ausência de reações negativas ou complicações mais sérias.

Em boa parte dos casos, os produtos que prometem não agredir a pele de cães e gatos que são compostos a base de substâncias como a anilina, que é natural e também usada na decoração de bolos, por exemplo. Entre os produtos para tingir a pelagem de animais também há opções que podem ser aplicadas pelo próprio dono do pet e, assim como nos demais casos, a cor sai dos pêlos em alguns poucos banhos.

 

Cuidados na hora de tingir pets

 

Para que seu pet possa manter a saúde e exibir um novo look pelas ruas, é imprescindivel que um teste de sensibilidade seja feito antes da aplicação do produto colorante no animal – seja o processo feito em casa ou em uma pet shop.

Para a realização do teste, o animal deve receber - em uma pequena região de sua pele - uma amostra do produto que será usado para o tingimento, deixando que ele permaneça no local por cerca de 24 horas sem lavar. Se nenhuma reação for desencadeada após esse período, o animal fica livre para passar pelo procedimento.

Outro fator importante é que apenas produtos especificamente desenvolvidos para essa função devem ser usados no tingimento de pêlos de cães e gatos. Tendo em vista que a grande maioria das tinturas para humanos conta com substâncias tóxicas (como a amônia) em sua composição, é fundamental saber que esse tipo de composição JAMAIS deve ser usado em animais.

Tóxicos, os ingredientes presentes nas fórmulas mais comuns de tintura podem envenenar e causar sérios problemas de pele e visão dos pets, que podem chegar à morte se não forem prontamente atendidos após o contato com tais substâncias.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/tintura-para-pets/

Categorias:
Moda e Beleza para Cães, Moda e Beleza para Gatos
Tags:
bichanos, cachorros, cães, cão, colorida, cores, felinos, gatos, pelagem, pelos, pets, pintar, tingir, tintura

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados