Higiene animal: o tempo entre banhos recomendável | CachorroGato

Higiene animal: o tempo entre banhos recomendável

Qual o tempo entre banhos correto para uma melhor saúde e qualidade de vida do cachorro?

A raça e o perfil devem ser considerados quando o assunto for higiene. Existe a rotina de hábitos estipulados por seus donos, assim como a pelagem do animal, que pode ser mais curta, mais densa ou comprida. Fatores a serem considerados ao verificar o tempo entre banhos recomendável.

Ainda assim, de modo geral, quinze dias de espaçamento para a higiene é o mais indicado. Em alguns casos, dependendo das características, esse período pode variar, pode seguir a orientação e ainda assim ter alguns reforços na higiene intermediária no tempo entre banhos.

A complementação, quando necessária antes do período de espaçamento para a higiene, pode ser com talcos específicos, escovação e até uma solução com água, álcool e vinagre branco em partes iguais , que pode ser passada com o auxílio de um pano umedecido.

Receita de um bom banho

Antes de submeter o cachorro ao banho, uma escovação é recomendada para que os pelos soltos saiam, ajudando na eficácia posterior, principalmente quando o tempo entre duchas for superior ao recomendado. Escovado o pelo, é hora do banho! Mas para a temperatura da água, a regra é o bom senso! Não tão quente, tampouco fria, o correto é uma temperatura "morna". Cuidado especial deve ser observado em dias frios ou quentes demais. 

Ao utilizar produtos em seu cão, eles nunca devem ser os mesmos utilizados em humanos. Para o momento do banho o correto é a utilização de produtos específicos para cães, como sabão veterinário. 

Leia Mais: Cães e Gatos x Cigarro – A batalha

Alguns cuidados especiais se referem às orelhas, que devem ser levemente tampadas com algodão, bem como a secagem, que deve ser bem feita. A utilização de um secador é válida, porém se ele ficar muito "arredio", seque-o o máximo possível com uma toalha e deixe-o ao sol por um tempo.

Observações importantes

Pode acontecer, que mesmo antes de terminar o tempo entre banhos indicado, seu cão tenha aprontado e ido para a "lama", ficando totalmente "irreconhecível", resista a vontade de utilizar uma mangueira externa para o banho, pois a água é gelada, podendo fazer mal para a saúde do cão, bem como colaborando para a ineficácia da limpeza que é melhor com água morna.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/tempo-entre-banhos/

Categorias:
Curiosidades sobre Cães, Moda e Beleza para Cães, Saúde do Cachorro

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados