Tecnologias da Gravidez Canina | CachorroGato

Tecnologias da Gravidez Canina

Conheça as novas tecnologias da gravidez canina

A duração da gestação canina é de, em média, dois meses. Conseguimos, geralmente, detectar se a cadela está prenha ou não e o cuidado em geral é feito pelo veterinário. Entretanto já há tecnologias da gravidez canina que ajudam os donos a cuidarem melhor da sua cachorrinha durante o período de gestação dela.

As tecnologias da gravidez canina são inspiradas em tecnologias utilizadas já há muito tempo por nós, os humanos. Graças a evolução cada vez mais em destaque do mercado pet, a inovação chegou para dar uma mãozinha para os futuros ‘vovôs’ desses quatro patas que estão a caminho.

 

Teste de gravidez canina

 

Apesar de conseguirmos notar quando a cadela já está prenha, geralmente isso só é possível quando a barriga começa a aparecer, e isso não acontece logo no início da gestação. Para tanto, há no mercado à venda testes de gravidez canina, para aqueles que desconfiam da gravidez de sua cadelinha.

Leia Mais: Cesariana em cadelas - Quando optar pela cirurgia

tecnologias-gravidez-canina

O teste de gravidez em cães surge como uma importantíssima ferramenta trazida pelas tecnologias da gravidez canina, pois algumas vezes acontece algo chamado de gravidez psicológica, da qual cães também sofrem. As chances dessa gravidez ocorrer são de 50%, ela confunde porque além de mudar o comportamento da cadela, a fazendo reagir de modo mais protetor e territorial, surgem mudanças físicas, como inchaço das glândulas mamárias e até mesmo produção de leite.

Um teste de gravidez pode ajudar a detectar se a gravidez é real e se não for, a começar o tratamento para interromper as mudanças hormonais que simulam a gestação. O teste que está atualmente no mercado dá o resultado em até 10 minutos, mas somente pode ser realizado por um veterinário, que irá coletar uma amostra de sangue.

O resultado do teste é parecido com o teste desenvolvido para humanos, ou seja, uma linha significa negativo e duas linhas significam positivo.

 

Ultrassom para cadelas

 

Outra novidade entre as tecnologias da gravidez em cadelas é o ultrassom. O procedimento é o mesmo que o ultrassom comum, é mais uma maneira de confirmar a gravidez canina. Além disso, no ultrassom é possível saber quantos filhotes virão na ninhada. O ultrassom feito a partir da terceira semana já consegue mostrar os filhotes.

Não tente descobrir quantos filhotes estão por vir apalpando a barriga da cadela, além de não conseguir descobrir ao certo, você ainda pode prejudicar a saúde dos filhotes.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/tecnologias-gravidez-canina/

Categorias:
Fases da Vida dos Cães, Saúde do Cachorro
Tags:
cachorros, cadelas, cães, canina, cão, cuidados, grávidas, gravidez, pets, prenhes, tecnologias

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados