Tapetes sanitários: usos e bons motivos pra ter um. | CachorroGato

Tapetes sanitários: usos e bons motivos pra ter um.

Existem vários modelos de tapetes sanitários. Eles ajudam a preservar a higiene do ambiente e são mais práticos para o proprietário.

Os tapetes sanitários servem para manter o ambiente do animal higienizado. Os absorventes têm alta capacidade de absorção, amenizando ou acabando de vez com os odores de urina e fezes. Possuem um tamanho adequado que junta praticidade e higiene, e as fitas adesivas fixam o tapete em qualquer superfície. Além dos benefícios, os tapetes ajudam no aprendizado do cão sobre o lugar correto de urinar.

Alguns modelos mais simples de tapetes sanitários absorvem a urina do cão e devem ser trocados toda semana. Se forem lavados com frequência, possuem boa duração. Os modelos mais caros são caixas absorventes, com um tapete tipo grama em cima do espaço de uma gaveta, onde a urina fica, e que deve ser tirada regularmente para lavar. As caixas inibem o mau cheiro.

Os tapetes sanitários podem ser usados por adultos e filhotes de grande e médio porte, devido a sua alta capacidade de absorção. O tapete deve ser colocado em local seco, longe de lugares onde ficam a comida e a água. O atrativo odorífico influencia o cachorro sobre o local correto para fazer as necessidades fisiológicas.

Adestrando o seu cão aos tapetes sanitários

Alguns cães adultos podem ter alguma dificuldade em se adaptar ao tapete nas primeiras tentativas. Logo, o dono deve ter paciência. Pode ser colocado um pouco de xixi do mesmo cão no tapete para que ele reconheça o lugar como um banheiro. Existem atrativos sanitários que podem ser comprados em pet shops que ajudam a condicionar o animal.

Durante o processo de adaptação, se o cachorro utilizar outro local, apenas repreendê-lo verbalmente com uma voz de autoridade, dizendo que não, funciona. Aliás, não se deve bater no cão, pois, com essa atitude, o animal ficará ainda mais confuso e com dificuldade para aprender e obedecer, isso não traz nenhum benefício. O adequado é levá-lo até os tapetes sanitários e dizer: é aqui. Sempre que ele estiver fazendo certo, faça um agrado, porque dessa forma, os cães aprendem mais rápido quando são recompensados do que quando são repreendidos.

Leia Mais: Tudo sobre cães: cuidados para deixar seu cãozinho feliz



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/tapetes-sanitarios/

Categorias:
Comportamento dos Cães, Moda e Beleza para Cães, Saúde do Cachorro, Moda e Beleza para Gatos
Tags:
higiene, higiene canina, pe saudável, tapetes higiênicos, tapetes sanitários

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados