Tapetes Higiênicos para Cães | CachorroGato

Tapetes Higiênicos para Cães

Como o tapete higiênico para cães pode ajudar a manter a casa mais limpa

Você quer ter um cãozinho e uma das primeiras coisas que pensa é “onde ele vai fazer xixi?”. O tapete higiênico para cães pode ajudar muito na tarefa de ensinar seu pet a fazer xixi no lugar certo.

O tapete higiênico para cães tem um gel absorvente que evita o mau cheiro no ambiente, além de o seu cãozinho não sair mais andando pela casa com as patinhas molhadas de xixi, ajudando a manter sua casa mais seca e limpa.

Para treinar o seu pet a usar o tapete higiênico coloque o acessório no cantinho onde deseja que ele faça as necessidades e leve o cãozinho para lá sempre que perceber que ele vai fazer xixi. O tapete possui um atrativo canino, o que faz com que o cachorrinho associe aquele lugar às necessidades. É um processo que pede um pouquinho de paciência e atenção, mas vale a pena! Em pouco tempo ele vai aprender o lugar certo.

 

Para escolher onde vai colocar o tapete higiênico, alguns detalhes são importantes. Esse cantinho deve ser coberto para evitar as chuvas e longe de onde seu cãozinho come e dorme; os cachorros não gostam de fazer as necessidades em lugares molhados ou perto da comida e de onde descansam.

Leia Mais: Tapetes sanitários: usos e bons motivos pra ter um.

Você pode encontrar tapetes higiênicos de diversos tamanhos, escolhendo de acordo com o tamanho de seu pet. Também existem os laváveis e os descartáveis. Alguns vêm até com um adesivo de fixação para evitar que o tapete se mova e espalhe a sujeira pelo chão.

Seguindo as orientações e passado o período de adaptação, seu cãozinho estará treinado para usar o tapete higiênico e fazer as necessidades no lugar certo. Você não precisará se preocupar tanto com a limpeza e assim terá muito mais tempo para curtir e se divertir com o seu pet!

 

Dicas para o uso do tapete

tapete-higienico-caes

Algumas coisas que você deve saber sobre o tapete higiênico parta cachorros e dicas de como fazer seu cão o utilizar:

  • Cães costumam procurar superfícies absorventes para fazerem xixi, por isso o tapete higiênico serve de atrativo para o pet. Com esse detalhe em mente, o dono deve saber o tapete nunca deve acumular muita urina, pois seu cãozinho não vai querer usar um local sujo para as necessidades, então sempre troque ou limpe o tapetinho com a frequência necessária para o porte do seu pet;
  • Fazer seu cachorro usar um tapete higiênico é um tipo de adestramento, dessa maneira além de se atentar para os momentos que seu bichinho deseja fazer necessidades você deve premiá-lo quando ele acertar que ali é o banheiro dele, o deixando feliz e disposto a repetir a ação;
  • Nunca dê broncas em seu cãozinho por ele errar o local de fazer as necessidades quando ele estiver aprendendo, isso pode passar a ideia errada para ele e no lugar de entender que errou o local, ele vai entender que fazer urinar ou defecar é errado e pode desenvolver doenças em decorrência disso. Seja firme e claro no momento de mostrar a ele qual o problema, mas tome cuidado;
  • Não conte que seu filhote vai acertar tudo logo no começo, principalmente porque eles não têm o controle sobre as próprias funções e apresentam uma bexiga pequena, com uma musculatura pouco desenvolvida, por isso é muito comum acidentes enquanto um cão é pequeno. Trabalhe para corrigi-lo sempre que ele começar a fazer necessidades no local errado, o levando até o certo, nunca use de força para “punir” seu bichinho;
  • Depois que você estabelecer um local para seu pet fazer necessidades evite trocar o tapete de lugar, isso vai confundir seu cãozinho. Se ele decidir que prefere fazer xixi em outro local repetidas vezes, tenha paciência e o faça entender que ali não é o local que você quer que ele faça xixi, sempre o levando para o lugar correto.

 

Algumas vantagens do tapete higiênico

  • Apesar de ser muito comum o uso de jornal para que o cachorro faça necessidade, o pet pode desenvolver alergia a tinta do jornal;
  • O dono pode evitar levar seu cão para fazer necessidades na rua naqueles dias de tempo ruim;
  • O tapete evita que manchas fiquem no piso ou mau cheiro fique no ambiente em que o cãozinho faz necessidades;
  • Na hora de remover o tapete higiênico já utilizado o dono não corre risco de se molhar ou se sujar com as necessidades como muitas vezes ocorre com o jornal.

Acompanhe o vídeo com dicas para ajudar seu pet a fazer necessidade no local correto:

Fonte: YouTube



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/tapetes-higienicos-para-caes/

Categorias:
Moda e Beleza para Cães, Saúde do Cachorro
Tags:
cachorros, cães, cuidados, higiene, higiênicos, pets, tapetes

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 10.687), formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Unesp com Pós Graduação em Oncologia Veterinária pelo Instituto Bioethicus e Pós Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pelo Instituto Qualittas. Responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h. Dr. Toyota é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados