Shih Tzu - Raças de cachorros miniatura | CachorroGato

Shih Tzu - Raças de cachorros miniatura

Shih Tzu: saiba mais sobre seu perfil, características e curiosidades

O Shih Tzu é independente, brincalhão, curioso e sempre tentar fazer a sua vontade. Ele gosta de viver grudados a seus donos e ser mimado, mas também gosta de desfrutar de alguma liberdade. Às vezes pode parecer ignorar as ordens, devemos mandá-lo com carinho e firmeza para que tenha efeito. É um cão muito sociável com cães e outros animais, especialmente gatos. Com estranhos, o Shih Tzu também se mostra amável. Em chinês, Shih Tzu significa "cão leão".

Além de sua incrível beleza, o Shih Tzu também tem uma personalidade charmosa e tem um tamanho administrável, ideal para espaços pequenos, como apartamentos. Manter um Shih Tzu com o pelo longo e ainda assim bem cuidado é um trabalho árduo. Este é um fato importante para se ter em mente. Apesar disso, um Shih Tzu de estimação pode ter ser mantido com a pelagem curta caso seu dono prefira.

É um cão robusto, sólido e muito peludo. Ele tem as pernas bastante curtas, boa ossatura e é musculoso. A cabeça do Shih Tzu é arredondada e as orelhas grandes. Sua cauda peluda parece um grande espanador. Seu pelo é longo e espesso e pode ser de qualquer cor.

title="Shih Tzu" alt="Shih Tzu" Foto de um Shih Tzu com os pelos longos

Esta é uma raça pequena e às vezes o Shih Tzu é classificado como cão miniatura em algumas normas internacionais. No entanto, é forte e resistente mesmo com sua pequena dimensão. A altura ideal gira em torno de 26 centímetros e seu peso ideal varia entre 4,5 e 7,3 kg, embora alguns exemplares pesem mais. Devido à sua robustez, os Shih Tzu são perfeitamente capazes de fazer longas caminhadas com seus donos.

Shih Tzu requer cuidados diários, seja para prevenir que o pelo se embarace ou para evitar acúmulo de pelos que interfiram em seus olhos. É uma das raças de cachorros que também exigem a limpeza regular dos dentes. Recomenda-se não expor os cãozinhos a temperaturas elevadas. O Shih Tzu é vulnerável a luxação da tíbia e entre seis e oito semanas, devido ao seu focinho curto, você pode perceber uma obstrução nasal.

Leia Mais: Veja as 10 raças ideais de cães para apartamentos pequenos

A raça é originária na China, onde era um animal sagrado nos palácios. Seus ancestrais são os cães do Tibete Lhasa Apso levados pelo Dalai Lama aos imperadores chineses no século XVII. Devido ao isolamento chinês, as passagens de raças são um tanto quanto secretas, mas presume-se que estes cães foram cruzados com outros tibetano resultando nos Pekingese Shih Tzu. Até o início do século XX, o Shih Tzu era desconhecido fora da China.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/shih-tzu/

Categorias:
Curiosidades sobre Cães
Tags:
adestrar, cachorros, cor, cuidados, curiosidades, micro, miniatura, peso, raça, shih-tzu, tamanho

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados