Shih Tzu - Conheça uma das raças mais populares no Brasil | CachorroGato

Shih Tzu - Conheça uma das raças mais populares no Brasil

Conheça melhor as características dos cães da raça Shih Tzu, uma das mais populares entre os amantes de pets do Brasil

Sucesso entre as raças preferidas dos donos de pets brasileiros, o Shih Tzu é um cão de porte pequeno e personalidade forte, sendo caracterizado pelo grande ânimo e o jeito extrovertido. Dono de uma pelagem comprida e lisa, o cão da raça se destaca por onde passa, já que, além de ser alegre e agitado, também faz parte do grupo de cachorros que latem muito, chamando a atenção de todos a sua volta.

Bastante carinhosos e próximos aos seus donos, os cachorros Shih Tzu são ideias para casas com famílias grandes e crianças – com quem o cão adora brincar, interagir e ganhar muitos carinhos. Aliás, o fato de precisar de muita atenção é um outro aspecto bem característico dos cães dessa raça tão popular, que necessita de amor, contato e diversão para não se tornar um animal depressivo.

Shih Tzu

Apesar de ser um cão de pequeno porte e ideal para os amantes de pets que moram em apartamentos, o Shih Tzu é bem agitado e precisa de atividades físicas constantes para se manter com saúde – portanto, se estiver pensando em levar um deles para casa, tenha em mente que passeios diários e brincadeiras que o façam gastar energia são uma recomendação importante.

Sua pelagem é outro item que merece atenção, já que, por ser bastante longo, seu pelo pode se tornar o ambiente perfeito para que sujeiras se acumulem e propicie o aparecimento dos mais diversos problemas, como a comum dermatite. Além dos cuidados com a pelagem, quem é dono de um cãozinho da raça também deve ficar atento com a sua saúde, já que, por ser um cachorro braquicefálico, conta com uma predisposição maior para desenvolver problemas respiratórios que podem ser bem graves.

Conheça, a seguir, um pouco mais sobre os cães da raça Shih Tzu, e saiba qual sua origem, personalidade e principais características, além dos cuidados que devem ser tomados para que seu pet tenha uma vida longa e com saúde.

Leia Mais: Quando posso sair com o filhote na rua?

Origem do Shih Tzu

Não é por acaso que muitos confundem o Shih Tzu com os cães da raça Lhasa Apso, já que o tema de nosso artigo é resultado, justamente, da mistura entre o Lhasa Apso e o Pequinês. Embora sua pelagem conte com características diferentes - sendo bem mais longa e também mais lisa – a raça acaba sendo confundida com seus ancestrais frequentemente, já que, para manter a higiene e a saúde dos bichos, seus donos costumam aparar bem os seus pelos, deixando-o bastante parecido com os cachorros da raça que lhe criou.

Originário do Tibete, o Shih Tzu tem o seu focinho bem parecido com o de seu segundo ancestral (Pequinês), e já foi considerado como amuleto de boa sorte por imperadores da China; que frequentemente recebiam o cão como uma doação de honra em meados do século XVII. Além disso, há uma história bastante romântica que também ronda as origens dessa raça, e conta que o Shih Tzu foi criado em função do amor condenado entre um príncipe tibetano e uma princesa chinesa. Proibidos de viver essa paixão avassaladora, teria sido criada a nova raça: a partir da mistura de um cão originariamente chinês (Pequinês) e outro vindo do Tibete (Lhasa Apso).

Conhecidos desde o século XVI, por aparecerem em pinturas diversas, os cães da raça se tornaram ainda mais populares a partir dos anos 30, já que foram presenteados à Rainha Elizabeth e se tornaram seus bichinhos de estimação – fazendo um grande sucesso em toda a Inglaterra. Nos Estados Unidos, a raça ganhou mais notoriedade a partir da década de 60, sendo que ainda hoje há algumas diferenças notáveis entre os cães Shih Tzu do padrão europeu e americano.

Embora sejam mínimas, essas diferenças existem e, são as seguintes:

  • Shih Tzu americano

Tem as pernas mais longas e as patas da frente alinhadas com o peito, que é pequeno. Seus olhos são pequenos, sua cabeça levemente quadrada e seus ombros projetados para frente.

  • Shih Tzu europeu Suas pernas são menores e tem a aparência de serem um pouco dobradas, sendo o seu peito bastante largo em proporção ao corpo. Seus olhos são maiores, sua cabeça é arredondada e o pescoço é curto, sendo que seus ombros são ligeiramente inclinados para trás.

Comportamento e personalidade do Shih Tzu

Cão filhote da raça Shih Tzu

Considerados cachorros extremamente companheiros, os Shih Tzu têm personalidade alegre e desembaraçada, e adoram brincar e interagir com as pessoas. Perfeitos para as mulheres fãs de cachorrinhos miúdos, ele são fãs de andar no colo de seus donos, recebendo carinho e muitos mimos. Bastante carinhosos com seus proprietários e adaptados facilmente com os mais diferentes tipos de ambiente e famílias, são cães que se dão muito bem com crianças, já que não tem o temperamento agressivo e gostam muito de se divertir em brincadeiras agitadas.

Mesmo sendo donos de uma personalidade bem amigável, os cães da raça devem ser socializados com as pessoas e outros animais desde filhote, permitindo que ele interaja sem problemas com cães de todas as raças, humanos de todas as idades e até mesmo animais de outras espécies, como os gatos.

Embora sejam bem inteligentes – ocupando a posição de número 70 no ranking dos cachorros mais espertos do mundo – os Shih Tzu podem ser muito teimosos, exigindo processos de adestramento bem focados e intensos; para que o animal obedeça a seus donos e se comporte de maneira adequada nas mais diversas situações.

Seus latidos costumam ser frequentes e bastante irritantes aos ouvidos da vizinhança, provando a importância de treinar e ensinar os cães da raça ainda filhotes – para que os seus latidos sejam emitidos apenas em situações como as que oferecem perigo, e não o tempo todo.

Conforme citado anteriormente, receber a atenção e os carinhos dos donos estão entre os principais objetivos de vida dos cachorros da raça Shih Tzu; portanto, se estiver pensando em levar um deles para casa se prepare para ser seguido e acompanhado por todos os cômodos do seu lar.

Cuidados especiais e saúde dos Shih Tzu

Divertidos, agitados e muito ativos, os cães Shih Tzu precisam de atividades físicas para se manterem com saúde – e isso deve ser incentivado por seus donos, já que o animal têm tendência à obesidade e costuma passar muito tempo deitado quando sozinho. No entanto, os exercícios dos cães da raça, embora devam ser frequentes, têm de ser controlados, já que a raça é braquecéfala (de focinho achatado) e pode ter problemas respiratórios quando exposta a esforços muito grandes.

Outros pontos importantes a se atentar para que os cães da raça vivam de maneira saudável se relacionam à limpeza constante da pelagem e proteção da região ocular – sendo que seus pelos devem ser bem escovados diariamente e seus olhos devem ser sempre bem limpos e protegidos; já que, por serem proeminentes (no caso do padrão europeu), podem convidar sujeiras e acidentes por contato.

Cão da raça Shih Tzu

Para que a pelagem do animal possa se manter limpa e sedosa, além das escovações diárias, é indicado que se dê banhos semanais no bicho, garantindo a retirada de qualquer tipo de sujeira acumulada em seus pelos e corpo. Embora muitos acreditem que os lacinhos colocados para prender a “franja” do Shih Tzu sejam puramente estéticos, isso não é verdade – já que isso é essencial para impedir o contato dos pelos (quando muito longos) com os olhos do animal, e deve ser praticado pelos donos do animal para evitar acidentes.

 As unhas dos cães desta raça também merecem atenção, já que, ao crescerem, se tornam curvas; podendo tanto reduzir a mobilidade do pet como, até mesmo, machucar o bichinho conforme ele caminha.

Conforme ressaltado por diversas vezes neste artigo, os cães da raça são muito carentes de amor e companhia, e isso deve ser levado em consideração na hora de escolher um Shih Tzu como bichinho de estimação – pois, caso passe muito tempo sozinho e sem estímulos, o cão pode desenvolver problemas como o da depressão, entre outros.

Com uma expectativa de vida que atinge até 16 anos de idade, o Shih Tzu mede até 30 centímetros e tem um peso que varia entre quatro e oito quilos. Normalmente encontrado em criadores e canis de renome, o cão da raça é vendido por preços que variam de R$ 900 a até cerca de R$ 3 mil; sendo que, hoje em dia, a raça já figura entre as mais populares do País.

 



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/shih-tzu-racas/

Categorias:
Comportamento dos Cães, Curiosidades sobre Cães, Fases da Vida dos Cães
Tags:
cachorro, cachorro para apartamento, cães, raças de cães, shi tzu

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados