Schnauzer – 10 coisas que você precisa saber antes de comprar um | CachorroGato

Schnauzer – 10 coisas que você precisa saber antes de comprar um

Conheça as principais características do Schnauzer e veja se ele é o cachorro ideal para você

Conhecido pela pelagem facial que se assemelha a uma barba e as sobrancelhas arqueadas, o Schnauzer é uma raça bastante popular nos dias de hoje. Extremamente protetor e ciumento com seus donos, o cão da raça é originário da Alemanha, e está entre os 12 considerados mais inteligentes do mundo, sendo um animal bastante brincalhão e ativo.

Por sua postura de defensor, o Schnauzer chegou a ser usado como cão de guarda durante a Primeira Guerra Mundial, e até hoje faz parte das polícias alemã e americana como ajudante na investigação de contrabandos. Embora sejam muito possessivos com seus proprietários, os pets da raça podem ser bastante dóceis e sociáveis, convivendo bem com crianças e até outros animais quando acostumados desde cedo.

schnauzer

Originalmente de porte médio, a raça foi cruzada diversas vezes até dar origem a outros dois tipos de porte: pequeno e grande – chamados de Schauzer Miniatura e Schnauzer Gigante. Independente do tamanho, sua pelagem é cerrada e requer os cuidados típicos da maioria das outras raças, com banhos semanais e tosas trimestrais; no entanto, sua versão miniatura destaca uma predisposição maior a ter problemas de pele (como dermatites) e no trato urinário (como a urolitíase).

Bastante querido pelos amantes de animais, o cão da raça se adapta bem ao viver em ambientes pequenos, como apartamentos; e pode ser comprado por preços que variam entre R$ 800 e R$ 2 mil. Conheça, abaixo, as dez coisas que você precisa saber antes de levar um Schnauzer para casa, e decida se é esta a raça ideal para fazer parte da sua família.


Leia Mais: Equipamentos veterinários - Encontre todos os tipos e fornecedores

  • Origem do Schnauzer

Originário da Alemanha, o Schnauzer tem seu nome derivado da palavra schnauze, que significa focinho, e é um cão da família dos Terriers. Foi reconhecido oficialmente em 1879 com o nome de Pincher de Pêlo Duro, e é fruto do cruzamento entre cães da raça Pincher.

Usado como cão de guarda durante a Primeira Guerra Mundial, muito antes disso o Schnauzer já era um acompanhante protetor e constante nas viagens de carruagem feitas pela Europa; caminhando ao lado dos cavalos e inspecionando os caminhos por onde passavam, apontando com latidos quaisquer sinais de perigo.

No período que seguiu a II Guerra Mundial, a raça perdeu um pouco de sua popularidade para a sua versão miniatura, no entanto, o Schnauzer Standard (ou médio) segue considerado como o mais inteligente entre todos os seus tipos de porte.


  • Características do Schnauzer

A pelagem que cobre a cabeça do Schnauzer, formando barba e sobrancelhas de destaque, está entre as principais e mais marcantes características da raça. Sua expectatida de vida varia entre dez e 15 anos, sendo um cachorro bastante resistente a doenças e muito afetuoso. Ocupa o 12º lugar na lista dos cães mais inteligentes, e tem muita facilidade para absorver comandos de adestramento.

Seus olhos são ovais e bem escuros, e sua cauda é alta e curta; enquanto as orelhas destacam um comprimento médio, são altas e caídas para a frente. Dono de uma cabeça longa e um focinho bem definido, esse cão bigodudo mede entre 45 e 50 centímetros na maioria das vezes, pesando entre 14 e 15 quilos na sua versão de porte original.


  • Portes do Schnauzer

Os cães da raça Schnauzer são divididos em três portes definidos:

- Schnauzer Miniatura (Pequeno) A versão em miniatura do Schnauzer é resultado da cruza entre o Schnauzer Standard e o Affenpincher, sendo que muitos creem na possibilidade de que o Poodle também faça parte dessa origem. Reconhecida oficialmente em 1933, a raça miniatura destaca as mesmas características do porte médio, com a exceção de tamanho e peso; que variam, respectivamente, entre 30 e 35 centímetros e entre 5 e 7 quilos.

- Schnauzer Standard (Médio) É a raça alemã que dá origem aos demais tipos de porte existentes para o Schnauzer. Mede entre 45 e 50 centímetros e tem peso de cerca de 15 quilos, apresentando um corpo mediano e elegante.

- Schnauzer Gigante (Grande) Também conhecida como Schnauzer de Munich - em função do seu local de origem, na região da Bavária, no sul da Alemanha – a raça é a maior e mais alta entre as três variações do Schnauzer. Muito utilizado, antigamente, como ajudante na condução de gados e ovelhas, o cão pode medir entre 60 e 70 centímetros, pesando até 45 quilos.

As raças específicas que deram origem ao Schnauzer Gigante são desconhecidas, no entanto, acredita-se que ele é resultado da mistura entre a sua própria raça de porte Standard com o Dogue Alemão ou o Boieiro de Flanders.

cachorro-schnauzer-preto

  • Pelagem do Schnauzer

A pelagem do Schnauzer é cerrada, e de textura dura e áspera. Na cabeça, os pêlos são um pouco mais longos (e igualmente rígidos), formando a famosa barba típica da raça e uma sobrancelha arqueada que quase cobre os olhos do animal. As cores mais comuns de pelagem da raça são preto, prata e branca (considerada bastante rara), e misturas entre preto e prata também podem ser encontradas. A pelagem do Schnauzer é tão específica que foi criado um padrão especial e exclusivo para a tosa desta raça


  • Personalidade do Schnauzer

Conforme dito anteriormente, a personalidade do Schnauzer é bastante protetora e territorial, e os animais da raça são ótimos companheiros e verdadeiros cães de guarda para seus donos, podendo ser muito cuimentos e até agressivos com desconhecidos ou qualquer um que ofereça perigo ao seu proprietário. No entanto, o temperamento dos cães da raça também é dócil e, quando acostumado desde cedo, pode ser mais sociável – principalmente, com crianças e outros animais.

Sempre vigilante e muito corajoso, o Schnauzer adora brincadeiras e é extremamente ativo, mas é importante lembrar que as atividades de interação com o animal devem ser feitas com cuidado; já que, em função de sua personalidade protetora, ele pode reagir mal a brincadeiras mais bruscas.


  • Comportamento do Schnauzer

Muito inteligente, o Schnauzer é um cão de bom comportamente e extremamente fácil de ser adestrado. Embora seja um tanto teimoso, costuma responder prontamente aos comandos dos donos, e é bastante interesseiro no quesito petiscos – o que facilita bastante o processo de aprendizado para novas regras, que devem tem uma boa base de treinamento e alguma rigidez para que o animal demonstre sua obediência.

cao-raca-schnauzer

  • Atividades físicas do Schnauzer

Bastante ativa, a raça é uma das que mais se destaca em competições do mundo canino, como a de Agility. Devem ser estimulados com caminhadas, corridas e jogos divertidos para que pratiquem atividades físicas e possam dar conta de liberar sua energia, sendo que truques e outras brincadeiras também são indicados para treinar sua capacidade mental.

Nem sempre o Schnauzer se dá bem em locais como parques para realizar suas atividades – já que a socialização com outros animais não é um de seus fortes – no entanto, mesmo dentro de casa ele já consegue gastar bastante energia.


  • Alimentação do Schnauzer

A raça não é uma das que costuma ter problemas de obesidade, e a maioria dos Schnauzers mantém a forma durante toda a vida. Rações e comidas caseiras de nutrientes bem equilibrados são as indicações para que os cães da raça se mantenham saudáveis, sendo que a quantidade de calorias na dieta do animal deve ser sempre baixa e criteriosa.


  • Saúde do Schnauzer

Os cães Schnauzer costumam ser bastante resistentes a doenças, no entanto, as variações de porte da raça podem contar com predisposições para alguns problemas. Os Schnauzers Miniatura, por exemplo, tendem a ter mais complicações de pele e no trato urinário – como dermatites diversas e urolitíase - enquanto o Schnauzer Gigante tem mais chances de desenvolver a Displasia Coxo-Femural, em função do seu tamanho.


  • Cuidados especiais com o Schnauzer

O Schnauzer requer os cuidados básicos que são fundamentais para todas as outras raças. Com exceção dos portes pequeno e grande (que podem apresentar as complicações descritas acima), a raça não é uma das que precisam de atenção específica para doenças, e a combinação de higiene e atividade física, basicamente, já cobre todas as necessidades destes cães bigodudos.

Tosas higiênicas são indicadas a cada dois ou três meses, ou sempre que os pêlos do animal estiverem muito compridos; e banhos semanais garantem que o Schnauzer fique longe de problemas em função do acúmulo de sujeira na pelagem. Escovações diárias são recomendadas para manter desembaraçados os pêlos mais longos dos cães da raça e, além disso, cuidados básicos com a higienização de ouvidos e dos dentes também devem ser constantes para evitar problemas.

E então? O Schnauzer é o cão ideal para você?

Conheça mais sobre os cães Schnauzer no nosso Guia Completo de Raças!



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/schnauzer/

Categorias:
Comportamento dos Cães, Curiosidades sobre Cães
Tags:
cachorros, cães, cão, comportamento, personalidade, pets, raça, schnauzer, terrier

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados