Sapatinhos para cães: necessidade, cuidado ou apenas um mimo? | CachorroGato

Sapatinhos para cães: necessidade, cuidado ou apenas um mimo?

Entenda quando você pode calçar um cão e quais os principais cuidados para escolher o modelo certo de sapatinhos para cães

Muitos donos de cães adoram vestir os seus pets com roupinhas da moda e alguns também optam pelo uso de sapatinhos para cães. No entanto, o uso desse acessório possui suas vantagens e desvantagens, cabendo a você usar o bom senso e saber quando realmente pode colocar um calçado no seu cachorro.

Entre as vantagens de usar sapatinhos para cães está o fato de que eles mantêm a higiene das patas do animal, evitando ainda que se machuque com cacos ou espinhos que estejam na calçada durante o passeio. O acessório pode evitar ainda queimaduras nas patas por causa do piso quente. Por outro lado, podem prejudicar o equilíbrio e postura do animal, o que é defendido principalmente pelos veterinários.

Sapatinhos para Cães

Como escolher o sapatinho para o seu cachorro

A variedade de calçados para cães, bem como de roupas, é ampla, o que torna para algumas pessoas quase que impossível fugir à tentação de deixar o seu pet na moda. Conversar com o veterinário pode ser uma forma de decidir pelo uso ou não desses acessórios. De qualquer forma, alguns cuidados são essenciais.

Na hora de comprar o sapato para cachorro é preciso priorizar alguns aspectos do produto. Primeiro, o calçado deve ter o tamanho adequado: não ser grande demais para não causar atrito com o material e, por consequência, lesões na pata, nem apertar, para não machucar. O sapato também deve ser flexível, anatômico, leve e confortável.

Quando usar calçados para cães

Dê preferência pelo uso do sapato para cachorro quando ele sair para a rua, a fim de proteger as suas patas. Em casa, deixo-o mais à vontade, sem eles. Além disso, o acessório não pode ser usado por muito tempo, pois são nas almofadinhas dos cães, os coxins, onde ocorre a transpiração do animal.

Leia Mais: Piercing para cães? Acessório vira febre em pet shops

O uso dos calçados não deve ser muito frequente também porque isso evitará que os cães lixem naturalmente suas unhas, o que acontece ao caminharem. Sem o lixamento, as unhas crescem e incomodam o animal. Uma dica para que ele se habitue aos sapatinhos para cães é calçar o seu pet desde filhote.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/sapatinhos-caes/

Categorias:
Moda e Beleza para Cães
Tags:
acessório, acessórios, moda, sapatinhos, sapatinhos para cães

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados