7 Possíveis causadores de sangue na urina de cães

Conheça os problemas que causam sangue na urina de cães e saiba como proceder nessa situação

Perceber a presença de sangue na urina de cães pode ser motivo de muito desespero para quem tem um pet canino como parte da família e o medo causado nos donos de cachorros por uma situação desse tipo não é infundado, já que esse pode ser o primeiro sinal de alguma complicação grave com o pet.

Chamado de hematúria, o aparecimento de sangue na urina de cães pode estar ligado a diferentes problemas e, embora haja casos em que isso é causado por problemas simples de tratar, também pode ser o sintoma de alguma doença ou infecção grave e que, sem tratamento, pode levar seu cachorro à morte.

Dito isso, fica claro que a primeira providência a tomar nestes casos é levar o seu pet para uma consulta com um profissional veterinário o mais rápido possível. Por ser relativamente comum na vida canina, a hematúria pode ser ignorada por alguns proprietários quando não chega acompanhada por outros sintomas – fazendo com que o dono do pet deixe o tempo passar para ter certeza de que a presença do sangue no xixi do animal é um motivo real para preocupação.

sangue-urina-caes

No entanto, essa atitude é uma das piores que se pode tomar nessa situação, pois adiar a investigação das causas do problema e o seu diagnóstico pode ajudar para que a complicação se desenvolva e se torne muito pior; o que dificulta bastante o tratamento e as chances de recuperação do cão. Portanto, donos de cachorros devem estar sempre atentos à coloração da urina de seus pets e, ao notar qualquer mudança, ter a clínica veterinária mais próxima como destino.

Leia Mais: Desidratação em cães e gatos pode ser tratada com fluidoterapia

Com esse cuidado, os riscos de que seu cãozinho tenha sua saúde realmente debilitada diminuem bastante, e o tratamento para o problema (seja ele da origem que for) pode ser iniciado prontamente – garantindo o bem-estar do animal e de toda a família, que pode aproveitar os benefícios de um amigão em casa sem preocupações. Conheça, neste artigo, as principais causas da hematúria, e saiba o que você pode fazer para tentar prevenir esse tipo de problema no seu pet canino.

 

Causadores de sangue na urina de cães

Conforme citado, o aparecimento de sangue na urina dos cães pode ter causas diversas e de origens bastante diferentes. Confira, abaixo, alguns dos problemas mais conhecidos que desencadeiam a hematúria:

  • Infecções do trato urinário

Afetando a bexiga e todo o trato urinário do cão, as infecções nesta área são causadas por bactérias (na maioria dos casos) que provocam uma série de sintomas nos animais além do sangue no xixi. Dor ao urinar, febre, aumento da frequência do xixi e lambidas constantes nas genitálias também estão entre os sintomas de problemas no trato urinário, sendo que a infecção pode se espalhar para os rins do animal e causar consequências piores. Anti-inflamatórios e antibióticos são os medicamentos mais usados para tratar o problema, e devem ser receitados somente por profissionais.

  • Cistite

A cistite canina é a inflamação da bexiga dos cães e pode ser causada por bactérias nas vias urinárias do animal. Pedras na bexiga, tumores, má formação anatômica e retenção de urina por causas externas também podem ajudar o problema a aparecer, causando incontinência urinária e a presença de sangue no xixi. Relativamente frequente na vida canina, a cistite só pode ser diagnosticada por um profissional, geralmente através de ultrassonografia, e requer muita atenção e cuidados específicos, já que pode evoluir para algum tipo de tumor quando não tratada.

  • Tumores

Um dos sinais da presença de tumores em cães – sejam eles benignos ou malignos – é a hematúria e, nestes casos, somente um profissional veterinário terá condições de diagnosticar o tipo de tumor e indicar o tratamento adequado.

  • Pedras (Cálculos urinários)

Assim como nos seres humanos, a presença de pedras nos rins ou na bexiga dos cães pode causar lesões diversas no trato urinário, causando o aparecimento de sangue no xixi do animal, além de sintomas como dor abdominal e dificuldade para urinar.

  • Envenenamento

O contato dos cães com substâncias tóxicas, como o veneno de rato – encontrado em diversos ambientes de acesso frequente por parte dos pets - causa envenenamentos graves que, se não tratados prontamente, podem levar o animal a óbito. O sangue na urina é um dos sinais de intoxicação mais comuns nos cães, e ocorre em função de sangramentos internos.

  • Traumas

Cachorros podem aparentar estarem bem após traumas como quedas, batidas e até atropelamentos. No entanto, a parte interna do seu corpo pode ter sofrido lesões sérias, e o sangue no xixi de cães que sofreram algum tipo de acidente é um dos principais indícios desse tipo de situação, que deve ser cuidada imediatamente, pois pode ser sinal, por exemplo, de um sangramento interno, como uma ruptura de bexiga.

  • Doenças Infecciosas

Algumas doenças infecciosas em cães podem também levar à hematúria, como a leptospirose que, junto com seus sinais clássicos como insuficiência renal e hepática, pode levar à presença de sangue na urina.

cachorro-urinando-sangue

Além dos fatores descritos acima, o câncer em outros locais que não a bexiga, as lesões renais, as doenças transmitidas por carrapatos ou parasitas e distúrbios de coagulação também podem desencadear o aparecimento da hematúria – assim como o período do cio em cadelas (que é fácil de ser identificado e não apresenta riscos para o animal).

Portanto, é de extrema necessidade que o cão que tem sangue na urina seja levado imediatamente para uma consulta com um veterinário, tendo em vista que – com exceção do fator do cio – todas estas complicações podem se desenvolver até levar o animal à morte, e devem ser tratadas o mais rápido possível.

 

Sintomas e prevenção da hematúria em cachorros

O sangue na urina é, além do significado, o principal sinal de hematúria nos cães. No entanto, esse fator pode aparecer junto a outros diversos sintomas, e os donos de pet devem estar atentos a todos eles; já que nem sempre os proprietários têm atenção suficiente para enxergar a presença do sangue no xixi do animal. Em muitos casos, essa presença pode ser bastante discreta, e isso também acaba dificultando bastante que algum problema seja notado pelos donos do cão com problemas.

Aumento de sede, urinar com maior frequência e com desconforto, xixi com mau cheiro, febre, aumento do abdômen e até convulsões podem acompanhar os sinais de hematúria, sendo que a salivação excessiva, fraqueza e a presença de testículos e pênis inchados em machos também fazem parte do pacote de sintomas em alguns casos.

sangue-urina-cachorro

Os cães com o problema também podem ter que fazer muito esforço para urinar e não obter sucesso, portanto, ao notar que seu pet aparenta dor ao fazer xixi ou perceber que ele tenta se aliviar muitas vezes em vão (liberando, apenas, pequenos jatos de urina e algumas gotas de sangue), fique de olho!

Embora todo esse conjunto de sinais possa acompanhar o sangue na urina de cães como um indicativo de complicação, nem sempre estes estão presentes quando ocorre a hematúria e, para não deixar passar batido um possível problema, é importante que os proprietários de cães estejam sempre de olho na coloração da urina de seus pets – levando-os para uma consulta com um profissional sempre que identificarem algum fator que fuja do habitual.

Em muitos casos a urina pode ficar bem mais escura que o normal quando há a presença de sangue, mesmo sem apresentar cor rosada ou avermelhada, e é por isso que a visita a um veterinário é tão necessária para quem nota qualquer mudança em seu pet nesse aspecto.

Embora para muitos destes casos não haja, especificamente, formas de prevenção; é indicado que os donos de pets levem seus cães para fazer exercícios e xixi com bastante frequência. Cachorros que não praticam atividades físicas tendem a consumir menos água e, consequentemente, urinar menos – o que pode facilitar o aparecimento de problemas no trato urinário do animal.

Uma alimentação errada também pode contribuir para o surgimento de complicações desse tipo, e os cães que não são treinados para urinar em casa devem ser “passeados” com bastante constância; já que, o ato de segurar o xixi por muito tempo também pode ser um fator que incentiva o desenvolvimento de problemas relacionados à hematúria.

 

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico dos fatores que desencadearam a presença do sangue na urina do seu pet só poderá ser feito por um profissional veterinário, já que os motivos podem ser muitos e necessitarem de exames clínicos e laboratoriais para serem confirmados.

A partir disso, o médico poderá indicar o tratamento mais adequado para o animal, que pode tanto ser simples - e precisar apenas de medicamentos via oral – como mais complicado, necessitando de internações e até cirurgias para que possa ser resolvido (como no caso de cães com tumores, por exemplo).

Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/sangue-urina-caes/

Sugira novo tema para um artigo
Categorias:
Saúde do Cachorro
Tags:
cachorros, cães, cuidados, doenças, pets, sangue, saúde, urina, xixi

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 10.687), formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Unesp com Pós Graduação em Oncologia Veterinária pelo Instituto Bioethicus e Pós Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pelo Instituto Qualittas. Responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h. Dr. Toyota é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados