Remédio para pulgas: cuidar do seu melhor amigo | CachorroGato

Remédio para pulgas: cuidar do seu melhor amigo

Conheça como funciona o remédio para pulgas que vai cuidar do seu animal de estimação

As pulgas são grandes problemas tanto para quem possui animais de estimação como para os próprios bichos. Esses insetos de cor marrom-escura facilmente se alastram, pois suas pernas traseiras são fortes, possibilitando que pulem facilmente de um animal para outro. Por isso, torna-se importante conhecer os tipos de remédio para pulgas.

Para evitar a reprodução desses insetos, pode-se usar como remédio para pulgas um anti-pulgas apenas no animal. Embora não mate as adultas, interrompe o ciclo de vida ao impedir a incubação dos ovos. Se o animal não entrar em contato com novas pulgas, a população atual se dissipa e o problema é controlado.

Remédio para pulgas

Tratamentos diferentes para combater pulgas

As pulgas se reproduzem mais facilmente em climas quentes e úmidos. Locais assim exigem constante tratamento anti-pulgas para animais de estimação, sendo ideal iniciar o tratamento antes da primavera, quando elas aparecem. Os anti-pulgas para animais domésticos, vendidos sem receita médica, são menos eficientes do que os receitados. Conforme o caso, eles controlam a infestação, através de loções, xampus, talcos, sprays e coleiras.

O melhor tratamento, entretanto, é incluir o ambiente interno e externo no processo. Ou seja, lavar as roupas de cama com água quente e sabão e aspirar tapetes e, logo após, jogar o saco fora ajudam o tratamento com anti-pulgas para animais domésticos. Os reguladores de crescimento de insetos, como os nebulizadores, que matam as pulgas adultas e as que estão nos demais estágios do ciclo, também são eficientes. Já os nebulizadores de aerossol, nem sempre matam todas as pulgas.

O borato de sódio, que é solúvel em água, pode ser aplicado no carpete para ajudar no tratamento. No entanto, quando a infestação é grande, torna-se necessário chamar uma dedetizadora. Depois de realizado o tratamento no animal e dentro de casa, é hora do ambiente externo. Sprays e inseticidas são os mais indicados.

Leia Mais: Frontline: mata pulgas, piolhos e carrapatos. Entenda como funciona

Cuidados com as picadas de pulgas em animais de estimação

Existem animais que são alérgicos à saliva de pulgas (esta doença chama-se dermatite alérgica por picada de pulga, e também é conhecida por DAPP), causando grande sensibilidade. Isso provoca uma coceira intensa e pode até mesmo fazer os animais perderem pelo e ter inflamações e infecções secundárias de pele.

Alguns animais podem, ainda, ter coceira por todo o corpo, mesmo com apenas uma mordida. Por isso, antes de escolher o remédio para pulgas do seu animal de estimação, converse com o veterinário para avaliar a melhor opção.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/remedio-pulgas/

Categorias:
Saúde do Cachorro, Saúde do Gatos
Tags:
anti, anti-pulgas, pulgas, remédio, remédio para pulgas

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados