Conheça as causas e os remédios para dor de ouvido de cachorro | CachorroGato

Conheça as causas e os remédios para dor de ouvido de cachorro

Descubra os motivos que causam problemas e saiba quais são os remédios para dor de ouvido de cachorro

Agressividade ao tocar as orelhas, coceira excessiva, vermelhidão e mudança da espessura são alguns sinais que podem indicar que o seu cão está com dor de ouvido – também conhecida como otite externa. Por isso, usar remédio para dor de ouvido de cachorro é fundamental.

remedio para dor de ouvido de cachorro

Quando se manifesta, a otite faz, ainda, com que o cão sacuda a cabeça de forma exagerada e, até mesmo, deixe de comer devido à dor. O melhor remédio para dor de ouvido de cachorro deve ser indicado pelo veterinário, que vai diagnosticar o problema. Atualmente, existem tratamentos tópicos com pomadas e cremes, além dos orais ou com lavagem.

Causas da dor de ouvido em cachorros

A otite é uma inflamação que atinge o conduto auditivo, sendo causada por um ou mais motivos. Quando se descobre a causa da otite, o tratamento para dor de ouvido torna-se mais eficiente. Entre os principais desencadeadores do problema está a falta de higienização adequada. A otite é caracterizada pelo acúmulo de cera, sujeira e secreções amareladas ou marrons.

Outras causas da dor de ouvido em cães são as alergias, os ácaros, os distúrbios glandulares e as doenças autoimunes ou virais. O cão também pode ter uma predisposição ao problema, além de que situações corriqueiras podem desencadeá-lo, como vento em demasia nas orelhas ou a água que entra no ouvido durante o banho.

Leia Mais: Frontline: mata pulgas, piolhos e carrapatos. Entenda como funciona

A evolução da inflamação para o ouvido médio, bem como bactérias e leveduras atrapalham o tratamento. Por isso, apenas um veterinário vai saber indicar o mais adequado remédio para dor de ouvido de cachorro.

 

Como tratar dor de ouvido do seu cão

Quando se usam cremes e pomadas no tratamento para dor de ouvido, significa que o problema não é muito grave – no entanto, quando a indicação inclui o uso de comprimidos que devem ser administrados via oral, o caso já está um pouco mais avançado. O veterinário pode prescrever também um ceruminolítico, para ser aplicado duas vezes ao dia, e que vai reduzir a sujeira e a secreção.

No entanto, quando a dor de ouvido em cães é mais grave, é provável que o veterinário indique uma lavagem otológica para eliminar as bactérias responsáveis pela inflamação. Já os casos crônicos exigem a intervenção cirúrgica, pois o tímpano está comprometido. Sem a cirurgia, corre-se o risco do animal ficar surdo.

 



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/remedio-dor-ouvido-cao/

Categorias:
Saúde do Cachorro
Tags:
cachorros, dor, inflamação, ouvidos, remédios

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados