Queda de Pelo em Cães

Causas e tratamentos para a queda de pelo em cães

Queda de pelo é um problema que, provavelmente, todo dono já percebeu seu cãozinho sofrer. Algumas vezes, quando excessivo e com falhas, pode ser sinal de dermatite canina, por isso fique atento e aprenda aqui como diferenciar, evitar e tratar a queda de pelo em cães.

No caso da queda de pelo ser provocada por razões fisiológicas, a cobertura da pelagem continua normal, não apresenta grandes ‘buracos’ com falta de pelos. Quando o motivo da queda de pelo em cães é uma dermatopatia, surgem notáveis falhas na pelagem ou rarefações pilosas. No primeiro caso, a estrutura do pelo não se altera, já na dermatopatia, além de aparecer falhas, lesões na pele, também deixa o pelo quebradiço e ressecado.

Melhor prevenir, para não precisar remediar

No caso da queda fisiológica, nada mais é que a perda de pelos natural nos animais, principalmente quando altera a temperatura por mudança de estação, por exemplo, neste caso o animal troca a espessura da pelagem adaptando-se ao clima atual, ou o filhote muda aquela pelagem mais fina pela de adulto, nestes casos a queda é inevitável.

Uma forma de evitar a queda de pelos quando não fisiológica é atentar a fatores simples como a alimentação. A ração que seu cão come precisa conter todos os nutrientes necessários à boa saúde do bichinho. Consulte um veterinário se tiver dúvidas quanto à escolha da ração adequada e nunca o alimente com a comida que você e sua família consomem. Os nutrientes que você necessita não são os mesmos que o seu cachorro precisa.

Leia Mais: Como saber se sua cadela está prenha (grávida)

Queda de Pelos em Cães

Outra dica é escovar regularmente o pelo do cão. Utilize uma escova própria para limpeza dos pelos para cães. É preciso escovar na direção dos pelos, não na direção contrária, para que sejam removidos apenas os pelos já mortos, que eventualmente cairiam. A tosa em cães de pelagem longa pode ajudar a identificar eventuais indícios de queda dos pelos.

A queda de pelos canina pode ser por algumas doenças, conhecidas como dermatopatias, como a dermatite alérgica por picada de pulga, a DAPP, ou a sarna, por exemplo. A pelagem, nesses casos, apresentará grandes falhas e a pele ficará com vermelhidões visíveis. Nestes casos, o ideal é levar o animal ao veterinário, pois, dependendo da sarna, por exemplo a escabiose, ela é altamente contagiosa até para humanos e se você tiver mais de um animal em casa, vai espalhar para todos.

Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/queda-pelo-caes/

Sugira novo tema para um artigo
Categorias:
Curiosidades sobre Cães, Saúde do Cachorro
Tags:
cachorro, cães, cão, cuidados, doença, informações, pelo, pet, queda

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados