Quantidade de ração para cães e gatos – Quanto dar de ração? | CachorroGato

Quantidade de ração para cães e gatos – Quanto dar de ração?

Evite excesso ou falta de alimentação, veja a quantidade de ração para cães e gatos

Uma das dúvidas nas quais as pessoas se envolvem em relação ao cuidado com seus animais de estimação é sobre a quantidade de ração que deve ser dada para eles. Os questionamentos aumentam também quando está em jogo a idade do cachorro ou gato, já que é necessário levar em consideração o desenvolvimento do animal no período em que ele é filhote.

É essencial controlar a quantidade de ração para cães e gatos, já que o consumo errado pelo seu filhote pode acarretar em risco de excesso de peso e contribuir para um desequilíbrio nutricional. Quando novos, os animais necessitam de mais energia para desempenhar as funções vitais de seu organismo, porém estão em processo de formação muscular e do próprio corpo. Deste modo, há uma necessidade maior para o consumo de proteínas, gorduras e vitaminas do que em relação aos adultos.

O grande ponto, porém, dessa maior quantidade de alimentos para os filhotes não significa um consumo ilimitado de ração para seu cachorro ou gato. A alimentação excessiva pode acarretar problemas gastrointestinais e no desenvolvimento do corpo.

quantidade-racao-caes-gatos

 

Quantidade de ração ideal para os cães

Leia Mais: Cuidar de um Gato - Dicas e sugestões

Em relação aos cães, é indicado para os filhotes comerem de três a quatro vezes ao dia. Conforme ocorre o crescimento do animal, deve haver a diminuição na quantidade de ração. A partir do momento em que se completa um ano de idade, o ideal é comer duas vezes ao dia.

Quando o cachorro chega à fase adulta, o aconselhável é que o animal, caso não esteja com sobrepeso, possa receber de 2,5% até 4% do seu peso em alimentos, divididos em duas porções diárias de ração. Porém, quanto mais agitado e mais atividades e gasto calórico tiver o cão, mais ração ele necessita, como forma de recomposição de energia. Caso seu animal de estimação for castrado, sedentário e/ou idoso eles requerem menor consumo energético, assim ofereça de 10% a 20% de alimentos a menos para cães neste estágio.

É válido ressaltar que existem as rações específicas para cães obesos e também para cães idosos, e elas contém exatamente o que cada cãozinho precisa.

 

Quantidade ideal de ração para gatos

Já em relação à quantidade de ração que os gatos necessitam, é importante observar também os ingredientes utilizados, se possuem elementos com tipos de carne, como peixe, frango ou peru. Por outro lado, não é necessário que a dieta para gatos seja rica em carboidratos. Já em relação à quantidade, o indicado é que também seja respeitado o peso do animal, não ultrapassando 100 gramas de alimentação diária, dividindo a quantidade total ao longo do dia.

Além da quantidade de ração para cachorros e gatos necessária, outro ponto importante para ressaltar é que, apesar de pontos nutricionais parecidos, não deve ser dada ração de um animal para outro, respeitando assim as necessidades de gatos e cachorros.

Certifique-se de consultar com um médico veterinário qual ração é ideal para o seu pet e de quanto deve ser a sua porção diária. Ao comprar a ração, também procure no pacote informações sobre a quantidade, elas costumam estar presentes em todas as rações.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/quantidade-racao-caes-gatos/

Categorias:
Alimentação para Cães, Saúde do Cachorro, Alimentação para Gatos, Saúde do Gatos
Tags:
alimentação, bichanos, cachorros, cães, felinos, gatos, nutrição, pets, quantidade certa, ração, saúde

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados