Cachorros profissionais – Quem são eles? | CachorroGato

Cachorros profissionais – Quem são eles?

Saiba quais atributos o pet deve ter para integrar o time de cachorros profissionais

Muitos cães tem por função principal ser um membro da família. Ou seja, eles são companheiros, amigos de brincadeiras e dos momentos de solidão, parceiros da caminhada diária, dividem o sofá da sala na hora de ver TV, enfim, não é à toa que são considerados “os filhos de quatro patas”. Mas nem todos eles nascem com este papel, ou melhor, com a missão de ser um dos cachorros profissionais do mundo.

Os peludos considerados cachorros profissionais são treinados para fazer o bem, mas não no sentido correspondente ao que já tem por natureza. Eles tem por propósito um desempenho de ajuda à sociedade no seu dia a dia, assumindo missões importantes ou até mesmo primordiais.

O que vale ressaltar é que usar um pet para “trabalho” deve ser regulamentado pelos órgãos de defesas dos animais, por isso, caso veja algum abuso, não hesite em denunciar.

 

Quais as principais atividades exercidas pelos cachorros profissionais?

Uma das ocupações mais conhecidas é a de auxílio à polícia, principalmente nas buscas depois de tragédias. O faro aguçado e os ouvidos sempre atentos fazem deles grandes aliados nestes casos, tornando muitos verdadeiros cães herois. O Pastor Alemão e o Bloodhound são algumas das raças mais utilizadas com essa finalidade, onde na maior parte das vezes os episódios são resolvidos com sucesso.

Leia Mais: Equipamentos veterinários - Encontre todos os tipos e fornecedores

Outro trabalho que os fieis amigos do homem tem é o de cão guia para cegos. Estes cachorros profissionais são educados de um ano a 18 meses e já para a pessoa que guiará, pois ela também fará parte deste processo de aprendizagem em algumas etapas.  Também tem de ser feito um cadastramento para isso, evitando problemas e preservando a qualidade de vida do pet. As raças mais usadas para este objetivo são Labrador, Golden Retriever e, novamente, o Pastor Alemão.

cachorros-profissionais

E em um mundo tão carente, estes cães também fazem a alegria de muitas pessoas em hospitais ou estabelecimentos específicos de pessoas que precisam de afeto, como asilos. O lado voluntário do cachorro, com sua alegria, seu amor e dedicação às pessoas ajuda muitos doentes e idosos como co-terapeutas. O contato com os bichos faz muitos sorrirem e terem grandes melhoras em seus quadros de saúde.

 

Cuidados básicos com os cachorros profissionais

Não é porque eles são cachorros profissionais que deixam de ser animais. Por isso, o acompanhamento de especialistas durante os treinamentos e as atividades é sempre muito importante, já que eles não podem passar dos seus limites, mesmo preparados para essas funções, ou ficarem estressados.

Preservar a vida deles também é obrigação de todos os envolvidos, pois devem ter a consciência de que eles estão ali para ajudar, jamais para sofrerem.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/profissionais/

Categorias:
Comportamento dos Cães, Curiosidades sobre Cães
Tags:
cachorros, cães, curiosidades, pets, profissionais, trabalho

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados