Por que os Cães Uivam? - Saiba o que leva o seu cão a uivar | CachorroGato

Por que os Cães Uivam? - Saiba o que leva o seu cão a uivar

Instinto de lobo? Saiba mais sobre por que os cães uivam

Cachorros tem suas manias próprias e quem tem um em casa certamente vai conseguir destacar pelo menos uma característica que seja única, que possa dizer ‘o meu cão faz isso’ e o de outro não faz. Entretanto, tem coisa que todo cachorro e que nos intriga, por que os cães uivam é um ótimo exemplo disso.

Por que os cães uivam? Não é de hoje, na verdade, esse é um comportamento bem comum desses nossos amiguinhos de quatro patas. O uivo é uma forma de comunicação a distância que os cães utilizam.

É bem comum achar que o uivo do cão é uma espécie de choro, portanto quando ele uiva é porque está sofrendo (há uma exceção da qual falaremos mais a frente). Outra teoria de senso comum é que o cão uiva quando vê a lua cheia, remontando aí aos parentes antepassados muito distantes, os lobos. Nada disso é verdade, o uivo do cão tem uma função e aqui você vai descobrir mais sobre isso.

 

Cães e lobos

 

Leia Mais: Cachorros da Ana Maria Braga – Pets famosos na telinha

Os cães uivam com menor frequência do que os lobos. Na alcatéria, o lobo usa o uivo para se comunicar com outro lobo, que esteja a distância, algumas vezes para chamar um indivíduo que está longe, ou mesmo caçando, de volta ao bando.

Por conta do timbre agudo e prolongado do uivo, ele se propaga e acaba alcançando uma distância maior. O lobo responde uivando de volta ou vários lobos respondem. O lobo é capaz de reconhecer o uivo dos seus companheiros de bando, portanto se um uivo diferente for ouvido, saberão se estão em presença de possíveis inimigos e já se preparam para se defender de qualquer ataque.

Já no caso do cachorro o uivo serve também para chamar a atenção. Por que os cães uivam? Se tiver uma fêmea no cio pela vizinhança, pode ser que esses uivos sejam a forma do garanhão se exibir para a donzela e chamar a atenção dela, movido pelo instito de procriar.

 

por-que-caes-uivam

 

Uivar é um comportamento canino que pode ser considerado normal, mas não deve ser frequente. Se for o caso, nos deparamos aí com aquela exceção que foi mencionada lá no começo do texto. É o caso de uma síndrome da ansiedade de separação. Cães que passam muito tempo sozinhos em casa podem sofrer dessa síndrome, uma boa opção para isso é contratar os serviços de pet sitting, se o seu pet ficar muito tempo sozinho em casa ou você só tiver como dar real atenção a ele em curtos períodos durante a semana. Também pode acontecer com cães recém adotados que não sejam filhotes.

 

Raças que uivam mais

 

Algumas raças costumam uivar mais, os cães uivam como uma forma de linguagem própria, não somente para cães que estejam longe. São estas raças:

 

  • Husky Siberiano
  • Samoieda
  • Malamute do Alaska

 

Como resolver a situação do uivo frequente

 

Os cães uivam, mas se estiver se tornando frequente e, consequentemente, um problema, há maneiras de inibir esse comportamento. Mas antes você precisa identificar a causa do uivo. Se for uma situação em que o cão esteja uivando por conta de uma fêmea no cio pela vizinhança, o jeito é esperar o período do cio acabar ou deixar o cão em um local mais fechado – não é pra enclausurar o cão! – pois o ‘cheiro’ da fêmea no cio se espalha através do vento.

Se for o caso dos vizinhos reclamarem porque o cão uiva durante o dia ou quando você viaja, é claramente a síndrome da ansiedade da separação. Este caso requer mais cuidados. Algumas alternativas para ajudar o seu cão a não sofrer em sua ausência:

 

  • O cão precisa de atividade física, junte o útil ao agradável: caminhe com seu cão. Assim você o fará companhia diária e estará cuidando da saúde física do seu cão,
  • Se sua rotina não permite esse tempo diário, uma boa alternativa é contratar serviços de daycare de pet sitters ou dog walkers, que podem levá-lo para passear na sua ausência, ou até mesmo pensar em comprar ou adotar um novo companheiro canino para se divertir com o seu cão,
  • Ensinar o comando de ‘fica’, com treinamento movidos a petiscos e agrados seus, podem fazer o cão aprender que você até pode sair, mas irá voltar para ele,
  • Brinquedos. O cão, para não sentir tanto a ausência do dono, precisa se manter ocupado. Ter brinquedos que o divirtam e entretam é uma ótima e indicada opção.

 

Os donos desavisados podem se assustar porque os cachorros uivam, mas não há nada para se preocupar, pois é uma situação que pode ser facilmente reparada, só precisa de uma dedicação do dono com seu cãozinho.

 

por-que-cachorros-uivam



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/por-que-caes-uivam/

Categorias:
Comportamento dos Cães, Curiosidades sobre Cães
Tags:
cachorros, cães, cão, curiosidades, hábitos, pets, uivam, uivos

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados