Perfil ideal de cães para adotar – As raças e características ideais | CachorroGato

Perfil ideal de cães para adotar – As raças e características ideais

Veja algumas dicas e não erre quando escolher o perfil ideal de cães para adotar

Uma das principais dúvidas quando chega a hora de adotar um cachorro é a escolha da raça. E não é por acaso. A decisão é de grande importância para a futura convivência entre animal de estimação e dono. Nessa hora deve se levar em consideração importantes fatores, como a sua rotina, o lugar - e espaço - onde se vive e, principalmente, o temperamento, tanto o seu como do animal.

A partir do momento que você conhece essas características se torna mais fácil conhecer o perfil ideal de cães para adotar. Um fenômeno recente que tem se percebido com frequência no Brasil é a preferência para adotar cães pequenos, chegando a 55% dos animais no país, segundo pesquisa feita pelo grupo Euromonitor. Isso ocorre principalmente pelo crescente número de pessoas que moram em apartamentos.

caes-adotar

Porém, nem sempre as pessoas se preocupam em saber as características da raça, como, por exemplo, latir muito, o que é ruim na convivência em condomínios. Entre os que se encaixam neste perfil, estão Poodle, Chihuahua, e o grupo de Terriers, como os Yorkshire e West Highland.

Outro conselho que pode ser dado para a decisão do perfil ideal de cães para adotar, é levar em consideração também a personalidade. Caso se tenha crianças ou adolescentes em casa, ou então, a pessoa tenha um espirito mais esportista, é indicada a adoção de raças como o Labrador, Beagle ou Border Collie, pois eles costumam ser alegres, incansáveis e nutrem um jeito mais brincalhão.

Caso a opção seja por uma raça mais carinhosa, o Cocker e o Yorkshire são boas dicas para adotar. Porém, se o dono não tem muita paciência de convívio, é ideal procurar por raças mais independentes, como Chow-Chow, Pug, Rottweiller, Doberman e também o Akita.

Leia Mais: Quando posso sair com o filhote na rua?

Além das dicas sobre a personalidade, outro fator importante é sua rotina de vida. Se você tem por hábito receber um grande número de visitas em sua casa, não é indicado, por exemplo, escolher um perfil de cão para adotar que demande muita atenção, ou que seja agressivo além do normal. Algumas dicas que se encaixam nesta situação são o Golden Retriever, Spitz Alemão e o Maltês.

O mais importante na escolha de um perfil ideal para adotar seu cachorro de estimação é se atentar as principais características, tanto do animal como as suas. Você também pode procurar um veterinário para ele indicar a melhor raça para o seu estilo de vida. Deste modo, as possibilidades de se conseguir uma boa convivência são maiores.

 



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/perfil-ideal-de-caes-para-adotar/

Categorias:
Curiosidades sobre Cães, Fases da Vida dos Cães
Tags:
adotar, cachorros, cães, pets, raças

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados