Paralisia do Carrapato – Como identificar? | CachorroGato

Paralisia do Carrapato – Como identificar?

Entenda mais sobre a paralisia do carrapato, uma das principais enfermidades ocasionadas por estes parasitas

A doença do carrapato, sendo a babesiose ou a erlichiose, já é de conhecimento comum dos donos de pets caninos, contudo, o que boa parte não sabe é que os carrapatos são responsáveis pela transmissão de outras doenças além dessas, e a paralisia do carrapato é um exemplo disso.

Causada por uma potente toxina presente na saliva das fêmeas de algumas espécies de carrapato, a paralisia do carrapato afeta o sistema nervoso do pet de forma direta, podendo causar diversos sintomas que, assim que detectados pelo proprietário do pet, devem passar por uma análise do médico veterinário de sua confiança.

paralisia-carrapato

 

Descubra quais são os sintomas da paralisia do carrapato em cães

Os sinais que irão indicar que o seu cachorro está com a paralisia do carrapato são de natureza gradual, ou seja, se agravarão conforme o estágio da doença. Dentre os muitos sintomas, podemos destacar:

Leia Mais: Tudo sobre cães: cuidados para deixar seu cãozinho feliz

  • Vômitos, dificuldade para comer, salivação excessiva, pupilas dilatadas;
  • Perda parcial dos movimentos, podendo passar para perda completa;
  • Perda parcial dos reflexos, podendo passar para perda completa;
  • Mudanças na voz do animal, asfixia, pressão alta, ritmo cardíaco acelerado, fraqueza dos membros posteriores, entre outros.

 

Como cuidar do meu cachorro que está com paralisia do carrapato?

O tratamento para a paralisia do carrapato consiste, em um primeiro momento, em retirar todos os carrapatos do corpo do cachorro, para que seja impedida a liberação de mais toxinas em seu organismo.

Em casos menos graves da doença, apenas essa desinfestação já soluciona todo o problema e o cachorro, gradualmente, vai deixando de apresentar os sintomas, porém, quando sinais como a paralisia respiratória já tiverem se manifestado, a internação em um hospital veterinário é recomendada, para que o pet receba ventilação artificial e uma série de possíveis medicamentos que combatam os efeitos da toxina presente em seu organismo.

 

Doutor, como prevenir que meu cachorro adquira a paralisia do carrapato?

Infelizmente, os carrapatos podem entrar em contato com seu cachorro em todos os ambientes a que ele frequentar – até mesmo a sua casa -, sendo bastante difícil impedir efetivamente qualquer infestação.

Algumas medidas, porém, podem ser tomadas. Banhos de carrapaticida, recomendados pelo seu veterinário, e uma inspeção no corpo do pet após um passeio pela rua são duas opções simples e que podem manter seu cão livre de carrapatos por um tempo.

Além disso, se, ao inspecionar o seu pet, você perceber que ele está com um carrapato preso à sua pele, lembre-se: carrapatos não podem ser retirados de qualquer jeito. Existem, no mercado, pinças especiais para a retirada de carrapatos, mas, para maior garantia de que o parasita seja retirado da forma correta, recorra a um profissional de sua confiança.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/paralisia-carrapato/

Categorias:
Saúde do Cachorro
Tags:
cachorros, cães, cão, carrapatos, cuidados, doenças, paralisia, pets, saúde

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 10.687), formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Unesp com Pós Graduação em Oncologia Veterinária pelo Instituto Bioethicus e Pós Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pelo Instituto Qualittas. Responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h. Dr. Toyota é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados