Ossos para Cachorros | CachorroGato

Ossos para Cachorros - Benefícios e malefícios

Amado pelos pets, os ossos para cachorros ainda levantam dúvidas em relação a seus perigos e benefícios

Os ossos para cachorros são um dos itens mais presentes na casa de quem tem pets, e não é incomum deparar-se com um deles pelos cantinhos preferidos de descanso e relaxamento dos animais. Entretanto, esse pequeno agrado canino pode resultar em problemas se determinados fatores não forem levados em consideração, e esta é uma questão que acaba confundindo bastante os que tem animais em casa.

Para esclarecer essa questão, vale lembrar que não são quaisquer ossos para cachorros que pode fazer mal, e em alguns casos o pet pode até mesmo se beneficiar com uma boa roída de ossos. Capaz de ajudar o cão a se livrar de tártaro e de sujeiras que podem ficar presas nos seus dentes e gengivas, os ossos (em especial os que contam com carne e tutano), além de melhorarem a saúde bucal dos cães, podem acrescentar proteínas e sais minerais na dieta dos pets sem esforço.

 

 

Tido como uma ótima opção de divertimento e distração, os ossos começam a gerar chances de representar problemas para os cachorros quando há uma falta de atenção na escolha do osso para o cão por parte do dono. Ossos muito pequenos e facilmente quebráveis (como os de frangos e galinhas, por exemplo) são alguns dos tipos mais perigosos para os cães, já que podem causar a obstrução das vias respiratórias do animal, levando-o a episódios de asfixia que podem ser fatais.

Leia Mais: Venda de Cães - Saiba onde comprar seu pet

No caso de ossos grandes para cachorro a atenção não deve ser dispensada, pois, com o passar do tempo, as mordidas dos cães acabam amolecendo o osso, que fica menor e mais fácil de engolir. Por não poder ser partido, é comum que os cachorros comam o osso de uma só vez quando ele diminui, podendo ficar entalado na garganta do animal ou até no seu intestino, sendo necessária uma intervenção cirúrgica para a retirada. Com vantagens e perigos, o importante a lembrar na hora de escolher o seu osso para cachorro é que supervisão constante é a palavra-chave.

Como uma alternativa de petisco para o seu pet, saiba mais sobre os biscoitos para cães.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/ossos-cachorros/

Categorias:
Alimentação para Cães, Comportamento dos Cães, Fases da Vida dos Cães
Tags:
adestramento, cachorros, cães, cão, ossinhos, ossos, petiscos, pets

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados