Origem dos cachorros – Você sabe como foi a evolução deles? | CachorroGato

Origem dos cachorros – Você sabe como foi a evolução deles?

A maioria das pessoas sabe que eles vieram dos lobos. Mas descubra mais sobre a verdadeira história da origem dos cachorros

Há muitos anos, podendo se dizer aproximadamente 15 mil anos atrás, a sobrevivência do homem era uma luta diária, em que a água e a comida formavam uma dupla de busca incessante, mas que era disputada com outros animais, desde os peçonhentos aos lobos. E estes, que eram ariscos, dificilmente eram rivais diretos dos homens, já que fugiam na hora em que eles se aproximavam, com exceção dos mais mansos, os quais ficavam por ali mesmo assim. E, então, começava uma “leve” origem dos cachorros.

A época em questão ainda não condiz com a origem dos cachorros que conhecemos e adotamos hoje, o domesticado, considerado o melhor amigo do homem, mas já dava indício a dois tipos de lobos: os selvagens e os que se adaptaram a viver perto das pessoas.

origem-cachorros

Este comportamento fez com que eles criassem hábitos trazidos em sua evolução, como cuidarem da cria, serem brincalhões, aprenderem a latir para chamar a atenção do ser humano e perto deles foram se acostumando a ganhar comida, o que não deixou com que eles perdessem o instinto da caça, mas não tivessem de ser ferozes e  brutais. Sendo assim, se afastaram do impulso de que tudo era visto como presa e começaram a tornarem-se amáveis com outros animais, como elefantes, chegando a criarem filhotes de leões, ursos ou até dos próprios lobos selvagens como se fossem deles.

 

A origem dos cachorros e a evolução mostram muito do que é hoje

Leia Mais: Equipamentos veterinários - Encontre todos os tipos e fornecedores

O fato da origem dos cachorros ter uma forma domesticada de maneira natural não se limitou por aí, já que o homem passou a usar isto a seu favor. Mesmo sem a aptidão violenta dos ditos como selvagens, eles ainda eram ótimos na caça, então, passaram a fazer parte deste processo na busca pela comida dia a dia, o que explica muitas raças atualmente com esta característica marcante. Também eram ótimos cães de guarda, que vigiavam o território de ataques durante a noite.

Com o passar dos tempos esta Era acabou e se iniciou a da criação de gado, deixando para trás os selvagens e trazendo na história esta espécie de lobo mais adestrado, que passou a cuidar dos rebanhos, onde, mais uma vez, hoje temos tipos de pets que são ótimos para esta finalidade.

Enfim, os períodos foram passando, o mercado comercial surgiu e a mistura de raças apareceu, fazendo a origem dos cachorros propriamente dita. Hoje, os peludos que temos são frutos de misturas de habilidades que o próprio homem fez, mesclando o lado caçador de um com a beleza do outro, o porte elegante da fêmea com a desenvoltura de guarda do macho e, domesticados, nos dias de hoje eles são os nossos fieis companheiros, que fazem parte de pelo menos 9 entre 10 famílias.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/origem-caes/

Categorias:
Curiosidades sobre Cães
Tags:
cachorros, cães, curiosidades, história, origem, pets

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados