Natação para Cachorro - Saúde e diversão | CachorroGato

Natação para Cachorro - Saúde e diversão

Conheça esse meio divertido de fazer exercícios que é a natação para cachorros

Todo mundo sabe o quão importante é o exercício diário para o bem estar e a saúde do cão. Os passeios pela rua e parques servem não só para cuidar do condicionamento físico do cãozinho, mas também o estado mental dele. Há alguns casos especiais onde o cão precisa de exercícios de pouco impacto ou corrigir algum problema físico. Para esses casos, existe a natação para cachorro.

Dor nas articulações, estresse dos músculos, até tratamento de fraturas, a natação para cachorro é uma técnica de exercícios que só beneficia o cão. Por ser uma atividade de baixo impacto, cães que tem tendência a desenvolver displasia coxo-femural ou problemas de coluna podem usar e abusar da natação para se exercitar sem correr riscos.

natacao-para-cachorro

 

A natação só traz benefícios ao cão

 

Leia Mais: Animais de Estimação - Por que ter o seu?

A natação para cães também treina a respiração do bichinho e ajuda e melhorar sua resistência, pois, mesmo sendo um exercício de baixo impacto, exige um bom trabalho de força e respiração do cão. Isso acaba ajudando a circulação do sangue e mantém o cão saudável. A técnica também é muito utilizada para tratar cães com sobrepeso, acabando por queimar mais calorias e gordura num espaço de tempo menor que a corrida.

O cão também se diverte muito fazendo natação, pois brincadeiras como buscar a bolinha ou pegar palitos que flutuam os estimula a nadar e se divertir. A natação canina também é muito boa para épocas quentes, pois a piscina ajuda a refrescar e relaxar o cão em momentos de lazer. Isso acaba sendo um divertimento para o dono também, e pode nadar junto com seu cão e brincar com ele.

 

É importante treinar o cão para a natação

 

Diferente do que se imagina, nem todos os cães nascem sabendo nadar. Algumas raças, como o Labrador ou o Golden Retriever, são naturalmente mais aptas a lidar com a água, sendo um instinto natural da raça saber nadar em rios e lagos, mas nem todas tem essa habilidade. Bulldogs, Boxers, Pugs, e todas essas raças de “cara amassada” ou com as pernas curtas como o Basset encontram mais dificuldade de se relacionar com a piscina, mas tudo é questão de treino.

Antes de deixar o cãozinho brincar na piscina, é importante guiá-lo e ver como ele reage à água. Alguns cães tem mais aversão à água do que outros, é normal, ele deve ser bem acostumado e perder o medo da água antes de entrar em uma piscina. O exercício da natação com cachorros deve, principalmente no início, ser acompanhado por um veterinário ou treinador especializado, pois ele saberá como iniciar o cão na prática.

O uso de coletes flutuantes no início é normal, para o cão aprender como mover as pernas e respirar com o focinho para cima sem se confundir. Com o tempo, a boia é tirada e o cão saberá nadar sozinho sem problemas e sem precisar de acompanhamento.

cachorro-nadando

Os veterinários indicam que um cão que nunca nadou seja iniciado em uma piscina pequena e rasa, como aquelas piscinas de plástico para criança. Eles se sentirão mais seguros a princípio nessas piscinas, e, com o tempo, poderão ser gradativamente introduzidos a piscinas mais fundas e maiores, sem sustos.

Outra coisa importante é ensinar o cão a sair sozinho da piscina, se possível. Cães com problemas físicos, ou obesos, talvez sempre precisem de supervisão e ajuda para sair, mas cães sadios podem aprender facilmente a usar as pernas para se impulsionar para fora da piscina sem problemas. Isso faz o cão ser mais independente na natação, e, principalmente, se sentir livre para mostrar quando não quer mais estar dentro da piscina ou não se afogar caso alguma coisa esteja errada.

Ensinar seu cão a nadar é importante e útil tanto para o dono quanto para o animalzinho, pois em uma situação de necessidade, ele saberá o que fazer. A natação para cachorro é uma opção diferente e divertida, que ajuda o cão a sair do estresse e não cair na rotina dos mesmos passeios nos mesmos lugares. Sem falar que o dono acaba saindo da sua própria rotina e se aproximando mais de seu cão praticando natação junto com ele. É bom para todos.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/natacao-para-cachorro/

Categorias:
Atividades de Cachorro, Comportamento dos Cães, Saúde do Cachorro
Tags:
cachorros, cães, cão, esportes, exercícios, natação, pets, saúde

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados