Alguns hábitos do seu cachorro podem ser considerados apenas uma mania de cão, como, por exemplo, perseguir o próprio rabo, coçar a orelha, entre outros. Mas deve-se atentar a tais manias, pois algumas vezes elas se tornam compulsivas, e neste caso, seu cão pode se prejudicar.
Causas do comportamento compulsivo nos cães
-
NOVIDADE PRA VOCÊ
Assistência Pet
Exclusiva
Há inúmeras causas que podem desencadear uma mania de cão repetitiva. Pode ser uma predisposição herdada por conta de um desequilíbrio químico dos neurotransmissores do cérebro, mas também pode estar associado a estresse e ansiedade, seja em razão do ambiente onde o cão vive ou pelas relações com as pessoas que o rodeiam – a chegada de um bebê na família é um bom exemplo.
A automutilação, por exemplo, é muito comum em casos de um animal ou uma pessoa nova na casa. O cachorro faz para chamar atenção de seu dono e não perder o seu espaço para o novo membro da família. Um modo simples de lidar com isso é, ao chegar em casa, o dono dar atenção ao cachorro mais antigo primeiro, para que ele perceba que ainda tem a atenção principal da casa. O cuidado para se ter com isso, porém, é que notar o cão se mordendo pode não ser sinal de ciúme, mas sim de alguma doença na pele, como a sarna.
O que fazer com as manias do cão?
Receba GRÁTIS as melhores dicas direto em sua caixa de emails.
Preencha seus dados e participe gratuitamente do nosso programa de dicas sobre cães e gatos.
Leia Mais: Tudo sobre cães: cuidados para deixar seu cãozinho feliz
Caso você note que a mania de cachorro que seu pet adquiriu pode ser prejudicial a ele, é recomendado que você faça algumas mudanças. Providencie um espaço adequado para as necessidades dele, como exercitar-se, brincar, enfim, para que ele gaste tempo e energia. Se o seu cão é muito sociável, evite deixá-lo sozinho muito tempo, isso pode causar ansiedade e estresse.
Você precisa treinar seu cão a parar de praticar a mania que seja compulsiva. Isso deve ser feito a fim de mostrar que o que ele está fazendo é errado, ou seja, faça algum barulho incômodo cada vez que pegá-lo coçando a orelha – desde que note que seja uma mania compulsiva -, se ele for sociável, o deixe sozinho por uns minutos. Clique aqui e veja algumas dicas fáceis de adestramento.
Não o distraia dando brinquedos ou guloseimas, pois ele vai entender que está sendo, na verdade, recompensado e irá repetir ainda mais a mania. Cuidado com o tom de voz quando for repreendê-lo. Caso seu cachorro esteja carente, e esta seja a causa da mania compulsiva, o simples fato de que você esteja - de uma forma distorcida - lhe dando atenção será o suficiente para motivá-lo a continuar com a mania de cão.
Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/mania-cao/