Malassezia em Cães | CachorroGato

Malassezia em Cães

Saiba como identificar, previnir e tratar a malassezia em cães

Malassezia em cães é um problema relativamente comum entre as doenças de animais e, normalmente, ocorre com mais frequência em épocas de maior umidade, como no verão e no outono. Desencadeada por fungos, pode causar sintomas parecidos com alergias originárias de outras doenças e, portanto, tem um diagnóstico um pouco mais difícil, e que deve ser feito por um profissional veterinário.

Malassezia em Cães

Mais comum em determinadas raças – como Basset Hounds, Cocker Spaniel, Setter Inglês, Pator Alemão, Maltês, Shih Tzu e West Highland White Terrier – a malassezia em cães tem como principais características a coceira crônica, a perda de pelos, a desamação da pele e infecções no ouvido do cão apresentando uma secreção amarronzada, podendo, ainda, apresentar vermelhidão, caspas, o escurecimento e o espessamento da pele do animal.

As regiões onde a alergia se manifesta nos cães normalmente incluem, além da pele, o meio dos dedos, ouvido, reto, boca, focinho, pescoço ventral, virilha, axilas e ao redor no ânus, sendo que pele oleosa, com crostas e odores fortes e desagradáveis, também pode ser considerada sinal de que seu cãozinho está enfermo. Causada por um gênero de fungo classificado como levedura, a malassezia é uma zoonose e, portanto, também pode acometer seres humanos.

Podendo estar presente em cães clinicamente saudáveis, a malassezia canina é tratada, na grande maioria das vezes, por meio de tratamento local com uso de loções, xampús ou cremes com medicação no animal durante seus banhos, no entanto, medicações orais também podem ser receitadas por profissionais para resolver casos mais graves e generalizados.

Tendo em mente o diagnóstico complicado – e feito por exclusão ou biopsia de pele na maioria dos casos – é importante que, ao perceber qualquer sinal de infecção, alergia ou comportamento anormal de seu pet, seja agendada uma visita ao veterinário, para que seu amiguinho possa ser devidamente examinado e tratado.

Leia Mais: 3 motivos por que meu cachorro está mancando



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/malassezia-caes/

Categorias:
Curiosidades sobre Cães, Saúde do Cachorro
Tags:
cachorros, cães, cão, cuidados, doença, enfermo, informações, malassezia, sintomas, tratamentos

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados