Loja de Animais - Diversidade e praticidade | CachorroGato

Loja de Animais - Diversidade e praticidade

Popularmente conhecidas como pet shops, as lojas de animais oferecem cada vez mais produtos e assumem diferentes formatos no País

Gerando cada vez mais renda e procura, o mercado pet é um dos que mais cresce no mundo, incentivando os que buscam faturar com esse universo e propiciando a expansão do setor de loja de animais no País. Popularmente conhecidos como pet shops, estes empreendimentos atraem um público crescente (tendo em vista o grande aceleramento do mercado e do número de casas com pets ao longo da última década) e, para atender à essa demanda, essas lojas disponibilizam uma variedade cada vez maior de produtos e acessórios.

Seja no formato físico ou virtual, o conceito de loja de animais que conquista o consumidor é quase sempre aquele que consegue juntar, em um só lugar, todos os itens necessários para manter a saúde dos pets. No entanto, o cenário atual acaba exigindo muito além disso de quem deseja uma posição alta de reconhecimento no segmento; já que, com a grande oferta dos dias de hoje, cada vez mais empreendimentos recorrem a produtos considerados quase supérfulos para atrair a clientela, disponibilizando itens que vão muito além do básico necessário para manter o bem-estar de um cachorro ou gato.

loja-animais

Itens de moda pet, medicamentos tradicionais e alternativos para animais, brinquedos modernos e inovadores, artigos de luxo, materiais para eventos e festas de cães e gatos e até produtos para os cuidados com os ambientes mais frequentados pelos pets (casa e jardim) já fazem parte do portfólios de grandes pet-shops; sem contar a prestação de serviços diversos relacionados à qualidade de vidas dos bichinhos de estimação, cada vez mais presentes nas lojas de animais do País.

Além das lojas físicas, a quantidade de lojas virtuais também cresce a passos largos no mercado pet brasileiro, permitindo que a manutenção da higiene, da saúde e do bem-estar dos pets possa ser feita com a praticidade de um clique. Conheça, a seguir, um pouco mais sobre os produtos e serviços oferecidos pelas pet shops da nova geração, e saiba como usar a grande variedade desse mercado (que faturou mais de R$ 14 bilhões em 2012) a seu favor.

 

Leia Mais: Quando posso sair com o filhote na rua?

Produtos na loja de animais

 

Disponibilizando itens para a saúde e o entretenimento de animais domésticos que incluem desde aves e roedores até peixes, répteis e insetos, as pet shops têm os cachorros e gatos como os pets mais beneficiados com a grande variedade de produtos. Com seções gigantescas completamente direcionadas aos pets caninos e felinos, as lojas de animais de hoje oferecem tudo o que é necessário para a higienização adequada e a elaboração de uma dieta balanceada para o seu pet – facilitando bastante os cuidados com os animais.

No que se refere à alimentação, as pet shops se esforçam para disponibilizar as rações top do mercado (premium), contando com as marcas mais respeitadas do segmento e uma diversidade imensa de tipos, incluindo alimentos secos e molhados em versões diferentes de forma, tamanho e embalagem. Petiscos, biscoitos e até os famosos ossinhos – no caso dos cães – também podem ser encontrados aos montes nas lojas de animais; que, em alguns casos, incluem até mesmo as maiores “novidades” em guloseimas para bichos, como os Puppy Cakes (cupcakes para pets).

O setor de higiene também não deixa a desejar, e todo o tipo de produto e ferramenta que possa ajudar a fazer a limpeza dos pets - dentro de casa e de maneira adequada – também pode ser encontrado nas lojas para animais. Escovas para pêlos e dentes, máquinas de tosa, shampoos e condicionadores específicos, lenços e tapetes higiênicos, caixas de areia, fraldas, eliminadores de odores, instrumentos para a limpeza de regiões delicadas (como ouvido e olhos) e até colônias perfumadas fazem parte da lista de itens para a saúde e a beleza dos pets caninos e felinos.

A preocupação com o conforto e a segurança dos pets não fica de fora da lista de produtos disponíveis nas pet shops, e é fácil encontrar todo tipo de acessório para evitar acidentes e montar um cantinho seguro e acolhedor para o seu bichinho de estimação. Coleiras, coletes, focinheiras e enforcadores ganham diferentes versões para agradar todo tipo de cão, enquanto placas de identificação, guias e caixas de transporte também podem ser adquiridas nos modelos mais adequados para o seu cachorrinho ou gato de estimação.

Caminhas, colchões e casinhas também têm lugar garantido nas lojas de animais, onde a variedade de brinquedos e produtos para o entretenimento dos bichos supera as expectativas. De bolinhas de tênis e bichos de pelúcia (para cães) até arranhadores e ratinhos com catnip (para os gatos) – quase tudo o que é divertido para o seu animal pode ser encontrado nas prateleiras das pet shops.

Atualmente, boa parte das lojas de animais já contam com farmácias especiais em suas dependências, onde disponibilizam medicamentos dos mais tradicionais aos mais alternativos para o cuidado com a saúde de pets. Fórmulas para problemas específicos – como obesidade, problemas renais, gastrointestinais e do coração – fazem parte do conjunto de produtos oferecidos, assim como antialérgicos, antifúngicos, analgésicos, antibióticos (que jamais devem ser administrados ao seu pet sem a prévia consulta de um profissional veterinário).

pet-shops-caes-gatos

Medicações alternativas como as homeopáticas e os florais também são oferecidos por muitos estabelecimentos do segmento, que também contam com acessórios específicos para o tratamento e a recuperação de animais doentes ou machucados – como colares elisabetanos (cones) e roupinhas pós-cirurgicas, entre outros. Conforme citado anteriormente, os artigos de luxo e de moda já compõem, hoje, uma parte importante dentro das lojas de animais, e não é difícil achar modelitos fashion, fantasias e até roupas de casamento para animais nas lojas mais completas.

 

Prestação de serviços em lojas de animais

 

Unindo o necessário ao agradável, cada vez mais lojas de animais apostam no oferecimento de serviços de atendimento veterinário e manutenção de pets (como banho e tosa) para conquistar e reter clientes. Facilitando a vida de quem tem um amigo de quatro patas em casa – já que o proprietário fica livre para fazer suas compras na loja enquanto o seu animal é devidamente cuidado – a prestação de serviços em pet shops é cada vez mais comum, fazendo a alegria dos donos com menos tempo.

Adestramento, hospedagem e a venda de filhotes são itens que também aparecem entre os serviços oferecidos por algumas lojas de animais e, no que depender do sucesso desse tipo de facilidade, o número de estabelecimentos que seguem esse molde ainda deve crescer bastante.

 

Novos formatos de loja de animais

 

Assim como em quase todos os segmentos de produtos e serviços, o universo online tem tomado conta do mundo pet, e cada vez mais lojas virtuais de animais podem ser encontradas, permitindo que a manutenção da saúde e do bem-estar dos pets seja feita por meio da simples navegação na web. Com um simples clique é possível receber - no conforto do lar – alimentos, acessórios e brinquedos para o seu pet, economizando um tempo precioso, e permitindo que as horas gastas em uma loja física possam ser aproveitadas com o próprio bichinho de estimação.

loja-animais

Possibilitando que nada falte aos pets que tem donos muito ocupados, as lojas de animais virtuais são uma boa opção quando não há urgências envolvidas com o que se deseja adquirir. No entanto, a veracidade e a credibilidade de tais estabelecimentos deve ser bem analisada antes que uma compra seja feita, pois, assim como em outros setores, há oportunistas que também tentam tirar proveito dos amantes dos pets.

Entrando na onda de crescimento do mercado, as lojas de animais começam a testar, inclusive, formatos inexistentes até pouco tempo atrás, e, atualmente, é possível  encontrar estabelecimentos completamente voltados à adoção de animais.

 

Clique aqui e tenha acesso a uma lista de loja de animais recomendadas por nós!



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/loja-animais/

Categorias:
Curiosidades sobre Cães, Fases da Vida dos Cães, Moda e Beleza para Cães, Moda e Beleza para Gatos
Tags:
acessórios, animais, cachorros, cães, felinos, gatos, lojas, pet shops, pets

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados