Jogos de Cão e Gato - Divertindo os pets em casa! | CachorroGato

Jogos de Cão e Gato - Divertindo os pets em casa!

Aprenda aqui opções de jogos de cão e gato para você praticar com seu animal de estimação

A atividade física do seu animal de estimação é algo que deve ser estimulado diariamente, além de caminhadas você pode fazer seu cão ou gato se exercitar com jogos de cão egato, além de se divertirem muito.

Os jogos de cão e gato servem não somente para entretê-los entre si, mas também ajudam o dono a criar um laço mais próximo com seu animal de estimação ao participar de jogos e atividades.

 

 

Jogos de gatos, prepare pra afiar as garrinhas

Leia Mais: Jogos de Gatos para o seu bichano tecnológico

 

A comparação entre os felinos e os caninos é antiga e geralmente está em torno do debate ‘cão é mais fiel e brincalhão’, como se o gato fosse um bicho ranzinza que quer reinar o mundo e soltar pelos no seu sofá. Bem, ao que tudo indica eles querem sim dominar o mundo e soltar pelos, porém também querem diversão!

Gato pode não ser o bichinho mais ativo e brincalhão, mas a verdade é que ele gosta sim de brincar, algumas raças em especial, e por mais que apreciem a própria companhia, gostam de passar tempo com o dono. Jogos de gato vão ajudar nisso.

Você tem duas opções para entreter seu bichano: jogos a dois ou brinquedos para gatos. Se você não tiver tempo disponível diariamente para brincar com seu gato, é recomendado fornecer brinquedinhos próprios para gatos para que ele não fique entediado. Algumas raças se tornam destrutivas se ficam entediadas e algum móvel irá sofrer as consequências.

Na categoria para jogos a dois temos algumas opções. Uma delas é usar uma simples bolinha de papel. O barulho da bola de papel, ao rolar, no chão, vai despertar o interesse do felino. A intenção poderia até ser de que ele a devolva para você jogá-la de novo, mas vamos deixar essa disposição toda para os cães. A sua participação entra na parte em que irá buscar a bolinha e jogá-la de novo.

Prender algum penduricalho na ponta de um barbante e arrastá-lo pela casa é outro jogo para gatos infalível. O gato irá perseguir o brinquedo para tentar capturá-lo. O importante é guardar o brinquedo depois em lugar fechado, bem longe do alcance do gato, pois se ele ver, vai tentar pegar e sem você por perto, ele pode engolir e se engasgar.

Existe um brinquedo disponível no mercado que consiste num laser com figuras diferentes. É só diminuir a iluminação ambiente e se divertir, deixando que o gato persiga o ponto de luz. Gatos adoram essa brincadeira e, com certeza, você também irá se divertir.

Na categoria de brinquedos para jogos de gato temos mais umas opções interessantes. Um brinquedo que faz sucesso é o ratinho de pelúcia recheado com catnip, uma erva que contém um ingrediente ativo chamado Neptalactone que atrai os gatos. Se o brinquedo começar a perder o aroma, coloque num pote com catnip.

 

 

Existe, também um brinquedo que tem orifícios que permitem passar a pata do gato, dentro desse objeto tem uma bolinha. O gato coloca a pata dentro e empurra a bolinha, sem conseguir pegá-la, quando ela parar de girar, ele irá perceber que tem que colocar de novo a patinha para faze-la rolar. É um bom passatempo.

 

Jogos de cão: preparar, abanar a cauda, correr!

 

Os cães são mais ativos que os gatos e vão precisar gastar muita energia em jogos de cão e brincadeiras, faz muito bem pra saúde e pra diversão.

Você já ouviu falar em agility? Agility é uma modalidade de esporte para cães praticarem em companhia do dono. Consiste em conduzir o cão por um circuito de obstáculos diferentes, o cão precisa fazer o curso em menor tempo possível.

Estes obstáculos são saltos em altura e em distância, uma gangorra, uma passarela com subidas e descidas, túneis abertos e fechados, um pneu que é pendurado e pelo qual o cão deve pular atravessando-o, o slalom pelo qual o cão anda em ziguezague e uma mesa na qual o cão precisa ficar parado por 5 segundos. O cão cria um laço forte de confiança com o dono ao praticarem juntos.

O cão irá desfrutar de qualquer brincadeira que você fizer com ele, mas tem um carinho especial por jogos para cães que envolvam lançamento de bola ou de um disco, para buscarem, brincadeira como cabo de guerra também é diversão garantida!

Nos jogos de ‘busca’, ele vai gostar muito da parte de buscar, mas talvez não goste tanto de devolver o objeto para você, mas isso pode ser melhorado se ele ver que a recompensa vale a pena, um petisco pode ajudar.

 

 

Nos jogos de cães e gatos é importante ressaltar que ambos precisam de brinquedos para se divertirem na ausência do dono. No caso do cão, é indicado que ele tenha um brinquedo que sirva para roer e um que faça barulho, no mínimo. Os objetos utilizados nos jogos de busca, como o disco, não devem ficar em posse do cão, pois ele poderá não querer partilhar depois.

Com ou sem você, seu pet precisa se divertir, garanta que ele tenha o máximo possível tanto das brincadeiras a dois quanto com seus brinquedinhos, animais felizes alegram ainda mais a casa.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/jogos-cao-gato/

Categorias:
Atividades de Cachorro, Atividades de Gatos
Tags:
atividades, bichanos, brincadeiras, brinquedos, cachorros, cães, cão, esportes, exercícios, felinos, gatos, jogos, pets

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados