Jogos de Cachorros e Gatos - Dicas! | CachorroGato

Jogos de Cachorros e Gatos - Dicas!

Destacando uma variedade imensa de estilos, o mundo dos jogos de cachorros e gatos garante a diversão de pets e seus donos

Jogos de cachorros e gatos sempre existiram no universo de quem tem um animalzinho de estimação em casa e, nos dias de hoje, ultrapassam barreiras e já entram nos lares de todo tipo de amante de animais, donos de pets ou não. Seja por meio da internet ou de brincadeiras divertidas com os bichos dentro de casa, os jogos que envolvem cães e gatos estão por toda parte, servindo como um aliado para o entretenimento e o lazer de pessoas e animais.

 

 

Com uma infinidade de produtos direcionados para animais de estimação no mercado de hoje, os fãs de jogos de cachorros e gatos também podem apostar em brincadeiras clássicas sem errar, já que será muito difícil um gatinho não se empolgar com uma simples bolinha pulante de plástico ou um cãozinho não se animar com uma sessão de “jogar e pegar” com seu dono.

Para os proprietários de pets as opções também são muitas e, além das atividades que envolvem a interação entre o dono e seu animalzinho, há um mundo de games dedicados aos amantes de cães e gatos, que podem brincar de cuidar e vestir ou, ainda, entrar em missões especiais pela internet com personagens pets de todos os tipos e níveis de fofura. Conheça, a seguir, um pouco mais sobre o mundo dos jogos e brincadeiras para cachorros e gatinhos, um universo que envolve muito mais que a simplicidade de poucas décadas atrás.

Leia Mais: Jogos de Gatos para o seu bichano tecnológico

 

Brincando em casa com cães e gatos

 

É possível deixar seu pet bem feliz mesmo sem sair de casa, e há muitas maneiras de fazer com que ele se divirta e ainda treine suas habilidades mentais e físicas com simplicidade. No caso dos cachorros, atividades em que ele precise encontrar tesouros escondidos são uma ótima opção, podem ser boas formas de diverti-lo e, ao mesmo tempo, adestrá-lo.

O tesouro escondido pode ser até mesmo o próprio dono do cão, que lhe chama do local de abrigo até que o pet o encontre, recebendo uma recompensa, como um petisco, de prêmio. As comidinhas para cachorro também podem servir para treinar o faro de cão em outra brincadeira parecida, onde, ao invés de colocar toda a comida do pet na tigela, seu dono põe somente um pouco, escondendo (em lugares fáceis de encontrar, a princípio) o restante dos petiscos pela casa para que ele encontre, treinando seu faro.

A clássica brincadeira de “jogar e pegar” ainda segue entre as favoritas do melhor amigo do homem, e funcionam bem tanto para distrair como para exercitar seu cãozinho. Juntar seu cão com outros pets também é uma boa ideia de lazer quando o animal já tem amiguinhos, mas é importante saber que o espaço em que eles vão brincar deve ser devidamente livre de objetos que possam machucá-los ou cair de móveis, por exemplo, já que a bagunça e a farra tendem a ser bem maiores quando dois cãezinhos se juntam para brincar.

 

 

No caso dos gatos, também não é difícil de encontrar atividades animadas e divertidas, mas vale lembrar que algumas distrações consideradas tradicionais para felinos devem ser acompanhadas pelo dono, já que podem prejudicar o animal. Um exemplo perfeito disso são as brincadeiras com fios e fitas, popularizadas em todo tipo de filme e desenho como uma das maiores paixões dos gatinhos. Por serem pequenos e atraentes, esses tipos de objeto devem sempre ter a supervisão dos proprietários quando ofertados aos gatos, já que podem ser engolidos e alojados no estômago do animal, causando complicações para sua saúde.

Tendo isso em mente, quase tudo vale para entreter os bichanos. Entre os brinquedos favoritos dos felinos que podem ser improvisados estão itens como sacos de papel, rolos de papel higiênico ou de cozinha já gastos e caixas de cartão ou papelão. Simples e presentes em todo tipo de lar, esses objetos fazem a alegria dos gatinhos por bastante tempo.

Os felinos não ficam de fora das brincadeiras em dupla e, assim como os cães, adoram praticar atividades divertidas com seus donos. O clássico jogo de “jogar e pegar” também está na lista de preferência dos gatos, que são fãs de resgatar bolinhas de papel atiradas e, mais ainda, de perseguir objetos presos em varinhas comandadas por seus donos.

Brinquedinhos para pets

Se dentro de casa já é fácil encontrar itens para divertir e entreter seu pet, nas lojas especializadas do setor as opções crescem ainda mais. Uma variedade imensa está disponível no mercado de hoje, e é possivel achar quase qualquer tipo de brinquedos para cães e gatos, seja ele somente para entreter ou também para ajudar a ensinar truques ou bons comportamentos ao seu pet.

Fãs de morder e roer, os cachorrinhos costumam se divertir bastante brincando com ossinhos de couro e cordas que misturam partes de borracha e plástico, e o mercado dos pets já conta com diferentes opções do tipo, além destas, para quem tem cães mordedores; incluindo bolas de tênis com cordas, bolinhas macias, argolas de borracha e animaizinhos de plástico que fazem barulhos quando mordidos, atiçando os sentidos do pet.

 

 

Bichinhos de pelúcia também podem agradar os cães, no entanto, esse tipo de item requer a atenção do dono na hora da bagunça, já que o pet pode rasgar o brinquedo e ter acesso a espumas e preenchimentos que podem ser tóxicos e causar problemas gastrointestinais. Discos e bolas simples também ganham grande variedade de tamanho, cores e materiais no mercado dos pets, que também destaca brinquedos que liberam petiscos com a estimulação do animal entre os preferidos dos cães.

No mundo felino, os tradicionais arranhadores e as bolinhas com guizos estão entre os preferidos, sendo indicados sem restrições para todos os tipos de bichano. Brinquedos com catnip (conhecido como a erva-do-gato) também tendem a atrair bastante a atenção dos gatinhos, no entanto, são recomendados com frequência apenas para bichanos estressados ou agressivos, já que a erva é utilizada para acalmá-los.

Versões maiores, coloridas e mais modernas de varinhas com penduricalhos em sua ponta também podem ser encontrados aos montes, assim como brinquedos suspensos, amados pelos gatos pela possibilidade de pular, se pendurar e arranhar todo tipo de objeto.

Jogos e pets virtuais

No mundo tecnológico em que vivemos hoje até os gatos já podem se distrair com aplicativos e tablets, e já há uma variedade considerável de joguinhos direcionados para os felinos no mundo virtual.

Em versões que reproduzem ratinhos na tela para que o gato entre numa caçada ou mais simples, que permitem que o bichano vire um artista e pinte figuras com suas patinhas, os aplicativos desenvolvidos para as brincadeiras de gatos só tem a devantagem de poder trazer sérios danos ao tablet em que ele brinca, já que não é incomum que os felinos tentem morder e arranhar suas presas (no caso, o próprio aparelho). Veja como fazer um arranhador em casa.

 

 

Mas os donos dos tablets também entram no time dos que podem aproveitar as tecnologias para se divertir, e também podem implementar técnicas para educar seus pets com aplicativos específicos que ajudam a cuidar, monitorar e até educar ao animais. Entre as opções mais frequentes e fáceis de encontrar estão os aplicativos que ajudam donos a tirar dúvidas sobre a saúde e o comportamento de seus bichinhos, assim como os que facilitam a localização de empresas com serviços para pets.

Até mesmo tradutores de latidos e miados podem ser achados entre os aplicativos do mundo pet, no entanto, os capazes de monitorar as ações dos animais são os mais inovadores do momento no mercado.

Por meio deste tipo de ferramenta (que até o momento conta com opções apenas para os cães) já é possível, por exemplo, descobrir a localização exata do animal, acompanhar suas atividades durante o dia e ter detalhes sobre o tipo de exercício praticado por ele, sabendo se seu cão pulou, correu, andou ou dormiu o dia todo.

Comparar o nível de atividade de seu pet com outros da mesma raça também é possível por meio de apps dessa linha, que servem como grandes aliados para manter a saúde e o bem-estar de seu amigão.

Gadgets que possibilitam controlar de longe a alimentação de gatos e cães também já existem e, por cerca de 150 dólares, é possivel programar os horários de refeição dos pets sem se preocupar.

Os proprietários (ou não) de bichinhos de estimação ainda contam com uma enorme lista de jogos virtuais de cães e gatos, onde podem incorporar seus animaizinhos preferidos em missões especiais. Além dos jogos em que os objetivos incluem ultrapassar fases e conquistar prêmios há, ainda, outros tipos, que permitem que o jogador faça combinações variadas de características em um mesmo animal ou mesmo que ele brinque de vestir pets com diferentes roupinhas e estilos, fazendo um verdadeiro Pet Fashion Show virtual.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/jogos-cachorros-gatos/

Categorias:
Atividades de Cachorro, Atividades de Gatos
Tags:
atividades, brincadeiras, brinquedos, cachorros, cães, cão, diversão, felinos, gatos, jogos, pets

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados