Intoxicação de cães e gatos por carbamato | CachorroGato

Intoxicação de cães e gatos por carbamato

Saiba como ocorre e de que forma socorrer a intoxicação de cães e gatos por carbamato

Sinômino de acidente (ou ato de maldade) fatal, o famoso chumbinho é um dos venenos considerados mais perigosos entre os donos de animais de estimação que vivem soltos na maior parte do tempo – que temem ter que lidar com a intoxicação de cães e gatos por carbamato.

Representado por nomes como Aldicarb (chumbinho), Propoxur, Landrin, Metacalmato e Aminocarb, entre outros; essa substância - que deveriam ter uso limitado na agricultura eno controle de pragas - ainda é utilizada por humanos que desejam dar fima insetos e até de ratos, aumentando a possibilidade de que a intoxicação de cães e gatos por carbamato ocorra.

Intoxicação de cães e gatos por carbamato

Como para poder controlar diferentes tipos de problema e infestações é necessário deixar este perigoso veneno próximo aos locais em que aparecem insetos ou ratos, essa substância acaba, também, muito próxima dos animais de estimação que possam habitar uma casa; submetendo assim, eles mesmos e os seus animais a intoxicações que, por vezes, podem ser fatais.

Em função de suas diversas formas de apresentação, esses venenos podem ser absorvidos tanto pela pele como por eventuais ingestões ou inalações –fazendo com que a intoxicação de um animal por esse tipo de substância possa ser acidental ou criada por pessoas perversas (como as descritam em diferentes casos em que dezenas de animais – principalmente gatos – são mortos de uma vez em função do oferecimento desse veneno aos bichos).

Para evitar a morte do animal envenenado e tentar aumentar as suas chances de recuperação após uma intoxicação por carbamato, os seguintes passos devem ser executados:

Leia Mais: Picada de animais peçonhentos em cães e gatos

  • Não é recomendado que se ofereçasubstâncias que provoquem o vômito no animal, pois, na maioria das vezes, no momento em que se identifica o problema, a origem da intoxicação ainda não é sabida (aumentando a chance de causar mais danos ao animal em função da ingestão de medicamentos errados)
  • Caso ocorram vômitos espontâneos, posicione o cão ou gato de forma que facilite a excreção do conteúdo
  • Vá diretamente para a clínica ou hospital veterinário mais próximo, onde as medicações corretas e que ajudem a estabilizar o quadro possam ser administradas
  • A remoção dos venenos e a limpeza do ambiente (com água e sabão) onde o animal foi intoxicado são medidas fundamentais, e que podem ajudar a evitar novos quadros de intoxicação

Entre os carbamatos citados, o de maior significância clínica é o Aldicarb, que consiste em uma substância ilícita no País e é popularmente conhecido pelo nome de “chumbinho”.Dono de um baixo grau residual, porém de toxicidade alta, intoxica os cães e gatos, principalmente, por ingestão oral – podeno ser devido a impotência que causa na transmissão de impulsos nervosos.

Como socorrer um pet intoxicado por chumbinho?

Um vasto grupo de sintomas pode ocorrer quando um animal é nevenenado por esse tipo de substância, sendo que os sinais mais comuns destes quadros geralmente incluem:

  • Confusão mental
  • Fraqueza e tremores musculares (fasciculação)
  • Alteração do padrão respiratório (distrição)
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Salivação excessiva (sialorréia)
  • Perda de coordenação de movimentos musculares voluntários (ataxia)
  • Diminuição do diâmetro pupilar (miose)
  • Convulsões
  • Coma e/ou morte nos casos mais graves

O tratamento consiste em medidas gerais de descontaminação, sendo assim, de importância fundamental a limpeza geral do local onde ocorreu a intoxicação para a investigação de outras possíveis fontes de contaminação – junto com a remoção imediata da fonte de envenenamento.

Vale lembrar que oleite não deve ser usado como um antídotoglobal, pois,a gordura na sua composição pode facilitar ou acelerar o processo do tóxico no organismo, piorando o prognóstico do animal intoxicado por carbamato.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/intoxicacao-caes-gatos-carbamato/

Categorias:
Saúde do Cachorro, Saúde do Gatos
Tags:
intoxicação de cães e gatos, intoxicação de cães e gatos por carbamato, intoxicação de cães e gatos por chumbinho, intoxicação por carbamato, intoxicação por chumbinho

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV-SP 25380) formada pela Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista (FESB). Especialização em Emergências e Terapia Intensiva pela Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA). Prêmio internacional em concurso de Bem-Estar Animal pela World Society for the Protection of Animals (WSPA). Responsável e membro da equipe de médicos veterinários intensivistas do Intensive Home Care, atuando nas áreas de emergência e terapia intensiva, na região de São Paulo.

Artigos Relacionados