Identificação de Animais | CachorroGato

Identificação de Animais

Saiba como fazer a identificação de animais e conheça as vantagens que ela traz

A identificação de animais se torna cada vez mais importante em todo o mundo, uma vez que ninguém está isento da possibilidade de acabar com seu pet perdido. Os métodos são variados, e incluem opções que diferem tanto em preço como em eficácia e forma de aplicação.

Considerando os benefícios da identificação de animais, a cidade de São Paulo realizou durante o mês de setembro de 2012 um mutirão para fazer a identificação dos animaizinhos no Centro de Controle de Zoonoses e em mais alguns endereços. Na ocasião, o proprietário que levasse seu animal de estimação nos locais indicados podia ter seus pets vacinados e devidamente identificados por meio da técnica de microchip.

Esse método de identificação, consiste numa cápsula cirúrgica que conta com um circuito eletrônico e um código único. Inserido no animal por meio de uma injeção, o microchip de identificação animal é aplicado sem a necessidade de anestesias, já que o procedimento é rápido e o aparelho é bem pequeno.

Um leitor manual faz a identificação do número de cada microchip, que conta com uma sequência de 15 dígitos, fornecendo uma espécie de RG para o pet. Pesquisas indicam que alguns aparelhos podem acabar causando câncer em alguns animais, portanto, é indicado que um veterinário seja consultado antes de eleger este como o método certo para seu animal de estimação.

Métodos mais simples para a identificação de animais como os de plaquinhas de identificação na coleira e tatuagens também podem ser considerados confiáveis, e ainda permitem que o dono do animal de estimação economize até 50% do valor que seria gasto para implantação de microchip.

Identificação de animais

Leia Mais: A importância da placa de identificação para cães

A desvantagem do uso de coleiras com placas de identificação de animais é que a plaqueta pode ser facilmente tirada do animal ou ser perdida por ele em alguns casos, no entanto, segue como um dos métodos mais adotados pelos proprietários de pets.

No caso da tatuagem, que também é indolor e funciona bem para a identificação de animais, as vantagens são diversas, e incluem desde a visualização imediata a um banco de dados único, permitindo que seu amigo conte com mais meios para ser identificado.

Já existem coleira com GPS para localização exata do pet, porém ainda é um método muito caro, por isso ainda não é muito utilizado.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/identificacao-animais/

Categorias:
Curiosidades sobre Cães, Saúde do Cachorro, Atividades de Gatos, Atividades de Cachorro
Tags:
animais, animal, discernir, distinguir, identificação, método, microships, pet, pets, plaquinhas, reconhecer, utilizar

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados