Higiene canina: o que saber para cuidar do seu cãozinho | CachorroGato

Higiene canina: o que saber para cuidar do seu cãozinho

Saiba tudo o que você precisa saber na hora de realizar a higiene canina

Ter um cão limpo não é mais, na atualidade, apenas um puro luxo ou mimo. É também essencial para a saúde dos peludos. Uma higiene canina adequada proporciona conforto e evita uma série de problemas de saúde no  seu animal, tais como alergias, pulgas, carrapatos, entre outros.

Embora pareça uma missão simples, existem alguns cuidados que devem ser seguidos na hora do banho do seu cão, a começar pelos preparativos. Todo cão precisa ter um pente de dentes largos, escova e sabonete ou shampoo especial. Evite usar produtos usados em humanos, pois pode gerar irritações na pele do animal, além de prejudicar a higiene canina.

Limpe orelhas e corte as unhas de seu cão durante o banho

Na hora do banho é muito importante não deixar entrar água dentro do ouvido do cão, por isso a limpeza canina deve ser manual. Evite algodão, procure usar um tecido úmido para tirar ceras e qualquer outra sujeira decorrente das traquinagens de seu cão. Além do banho é importante cortar as unhas, pois unhas grandes tendem a gerar pequenas infecções e alguns tipos de acidentes em casa, como escorregões e quedas decorrentes da unha agarrando em um tapete ou sofá.

Massageie a pelagem do animal fazendo espuma, assim é possível remover toda a sujeira presa nos pelos sem que ele se sinta desconfortável e queira sair correndo. Caso o cão seja um pouco mais agitado que o normal, deixe o chuveirinho ligado esguichando água para que ele se distraia e permita a limpeza.

Procure passar um pente no cão em busca de possíveis anormalidades como caroços e ferimentos. Utilize uma escova e jamais corte os pelos que estiverem embaraçados, pois sem querer você pode ferir a pele do animal que já esta sensível e úmida.

Leia Mais: Tirar carrapato - É possível fazer isso em casa?

Ao terminar a higiene canina, se não tiver pretensão de deixa-lo no sol, utilize um secador de cabelos para secá-lo, mas não na temperatura máxima. Coloque na temperatura baixa, a mesma utilizada em crianças. Lembre-se a pele do animal é sensível e precisa de cuidados.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/higiene-canina/

Categorias:
Moda e Beleza para Cães, Saúde do Cachorro
Tags:
banhoetosa, cachorros, caosaudavel, cuidados, higiene, higienecanina

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados