Gripe em cães – Identificando e tratando o pet gripado | CachorroGato

Gripe em cães – Identificando e tratando o pet gripado

Saiba identificar a gripe em cães e aprenda como proceder para livrar seu pet canino do problema

As temperaturas baixas e o tempo seco são fatores de grande influência para o aparecimento dos resfriados nas pessoas. No entanto, os animais também estão sujeitos às consequências de tais mudanças ambientais, e a gripe em cães é uma possibilidade constante nestas épocas, caso os cuidados necessários não sejam tomados para proteger o seu pet.

A tosse seca – que, em alguns casos, pode ser acompanhada pela expectoração de um tipo de espuma branca – é um dos mais característicos sintomas da gripe em cães e, embora possa parecer algo simples e corriqueiro, pode se transformar em um problema bem mais grave se não for tratado de maneira correta.

Além das variações de temperatura, a gripe canina também pode ser causada em função de bactérias e vírus, como no caso da Tosse dos Canis – doença transmitida pelas secreções de animais infectados e bastante comum em locais de grande aglomeração de cachorros. Portanto, é preciso que os donos de pets caninos estejam sempre atentos aos ambientes que seus bichinhos de estimação frequentam, já que a doença pode estar presente até mesmo em locais como clínicas veterinárias, parques e pet shops, entre outros.

Os filhotes e os cachorros com problemas de imunidade estão entre os mais propensos a sofrer com a gripe canina, e também são os que correm mais risco de desenvolver a doença de maneira grave, enfrentando complicações que incluem desde a perda de apetite e febres até a pneumonia; que pode ser fatal. Conheça, a seguir, algumas dicas para manter seu pet longe da gripe dos cães e quais são os sintomas que a doença manifesta.

 

Sintomas da gripe canina

Leia Mais: Cães e Gatos x Cigarro – A batalha

gripe-caes

Tosse seca, secreções nasais e espirros – acompanhados pela impressão de que o cão está engasgado – são alguns dos principais sinais da gripe em cães. Nos casos mais graves da doença, sintomas como febres, secreções oculares, anorexia, apatia, fraqueza e desidratação também podem se manifestar e, caso o animal não seja tratado, pode se instalar um quadro de pneumonia; que pode levar o pet ao óbito.

Dito isso, fica clara a necessidade de consultar um médico veterinário ao notar qualquer destes sintomas no seu pet; já que, além de indicar o tratamento correto, o profissional também poderá diagnosticar a doença de maneira mais precisa, diferenciando os sintomas da gripe mostrados pelo animal, e descartando a possibilidade de outras doenças que também destacam sinais similares.

 

Prevenção e tratamento da gripe em cães

A prevenção da gripe canina pode ser feita por meio de vacinas quando o seu agente é uma bactéria ou um vírus – já que os antígenos para Bortedella Bronchisseptica, Parainfluenza e o Adenovirus Tipo II estão inclusos na vacina polivalente  – no entanto, evitar que seu pet fique exposto a outros animais e às mudanças bruscas de temperatura também são boas pedidas para protegê-lo.

Na maioria dos casos, antibióticos são indicados para o tratamento da gripe em cães; que costuma ser facilmente curada. No entanto, quadros mais graves necessitam de mais atenção e cuidados e, portanto, a visita a um profissional veterinário é o procedimento mais indicado quando houver a suspeita de qualquer complicação.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/gripe-caes/

Categorias:
Saúde do Cachorro
Tags:
cachorros, cães, cuidados, gripe, pets, saúde, sintomas, tratamento

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 10.687), formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Unesp com Pós Graduação em Oncologia Veterinária pelo Instituto Bioethicus e Pós Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pelo Instituto Qualittas. Responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h. Dr. Toyota é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados