Google Glass para Cães | CachorroGato

Google Glass para Cães

Descubra tudo sobre o Google Glass para cães

Dentre as mais variadas tecnologias humanas adaptadas para os nossos amiguinhos de quatro patas está o Google Glass para cães. A equipe do Instituto de Tecnologia da Georgia e uma das principais figuras responsáveis pela criação do Google Glass, Thad Starner, estão trabalhando neste projeto.

O Google Glass para cães vem do conceito de wearable tech, ou seja, tecnologia que possa ser vestida, usada no corpo. O projeto chamado de FIDO em inglês, Facilitando Interações para Cães com Ocupações, pretende usar a tecnologia do Google Glass com o objetivo de permitir que os cães se comuniquem claramente com seus donos.

A tecnologia do Google Glass para cães vai funcionar da seguinte forma: os cães conseguirão ativar um sensor acoplado na coleira e esse sensor transmite um comando verbal para o dono, o comando pode ser recebido pelo fone de ouvido ou por uma imagem enviada pelo dispositivo.

 

Por que o Google Glass será adaptado para os cães?

 

Leia Mais: Filmes com cães – Cachorros atores nas telonas de cinema

Primeiramente, a tecnologia do Google Glass para cachorros foi testada em cães guias, e foi um sucesso em resultado, os cães aprenderam de forma rápida a ativar o sensor. Sendo que o cão guia ajuda uma pessoa portadora de algum tipo de deficiência, no caso dos deficientes visuais, a tecnologia será um passo gigante para o avanço da inclusão e facilitação da vida, pois usando o aparelho baseado no Google Glass, o cão consegue fazer o sensor enviar um comando verbal para o dono alertando sobre perigos que o cão está vendo por onde estão andando.

google-glass-para-caes

Posteriormente, o projeto FIDO quer utilizar a tecnologia do Google Glass em cães de trabalho, como os cães policiais. O objetivo é o mesmo almejado com os cães guias. Os cães de resgate, por exemplo, poderão enviar uma imagem do objeto ou pessoa encontrada ao resto da equipe.

Apesar de, inicialmente, o Google Glass para cães ser desenvolvido para fins profissionais, no futuro os responsáveis pela ideia querem ampliar o uso dessa tecnologia. Eles esperam que o cão possa avisar ao dono quando estiver com fome ou quiser sair para fazer xixi, por exemplo. Não será mais necessário tentar interpretar os latidos.

É importante frisar que a ideia é se basear no Google Glass desenvolvido para nós humanos e criar este aparelho que será utilizado em cães. A tecnologia do Google Glass está sendo usada como base para o projeto, a Google criando uma versão de seu produto para os nossos amigos de quatro patas!



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/google-glass-para-caes/

Categorias:
Comportamento dos Cães, Curiosidades sobre Cães
Tags:
cachorros, cães, cão, comunicação, glass, google, tecnologia

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados