Giárdia em Cães

Entenda o que é a giárdia em cães e saiba como identificar a doença

Giárdia em cães ou giardíase é uma doença bem rotineira em cães e você que tem um animalzinho provavelmente já se preocupou com essa verminose, que se trata de uma das principais doenças intestinais nos cães. É uma doença que pode ser transmitida para os humanos, causada pelo protozoário "giárdia SP". Ela pode trazer fezes com sangue e diarreias.

Os animais se infectam ao ingerirem a giárdia na forma de cistos, geralmente encontrados na água, comida ou fezes, que são eliminados por animais doentes.

Giárdia em cães

Como saber se meu cão tem giardíase?

O cão apresenta diarreia que pode se resolver sozinha ou se manter até ser tratada, elas podem ser de diferentes aspectos, além de fezes normais ou com presença de sangue, os cães podem apresentar ainda perda de peso e falta de apetite.

Leia Mais: Parvovirose Canina - Conheça a doença e saiba como prevenir seu pet

Ao perceber estes sinais é necessário investigar a causa. O diagnóstico feito pelo veterinário é feito ao encontrar a giardíase nas fezes do cão através de um exame microscópico feito a partir das fezes do seu animal. São analisadas três amostras de fezes de três dias seguidos, esta forma é a mais comum e muito eficiente.

Meu animal vai se curar?

Sim, o tratamento é simples, feito com antibióticos específicos, além da vermifugação, seguindo um esquema próprio para giardíase. A vermifugação deve ser realizada dando a dose recomendada para seu animal uma vez ao dia durante três dias e repetir o procedimento após quinze dias.

Já tratei e não deu certo, por quê?

Muitas vezes o tratamento é não é eficaz porque tem algo atrapalhando, como a possibilidade da giárdia ter se tornado resistente a algumas drogas, ou o animal possuir alguma outra doença atrapalhando o tratamento da giárdia. O diagnóstico também pode ter sido errado e não se e, o mais importante, que é a resistência da giárdia ao meio ambiente, fazendo com que o animal se reinfeste várias vezes. A limpeza do animal é importante para se evitar a reinfestação, e pode ser feita com produtos específicos para a doença, encontrados no mercado.

Outra forma de se prevenir é vacinando seu animal, pois ao longo prazo seu cão será imune a giardíase canina, não se reinfestará e com isso garante a segurança de sua família, além da saúde do seu cão.

Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/giardia-caes/

Sugira novo tema para um artigo
Categorias:
Saúde do Cachorro
Tags:
cachorro, cachorros, cães, canina, cão, doença, eliminar, giárdia, intestino, principal, sintoma, tratamento, veterinário

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados