Frontline - controle de Pulgas e Carrapatos para cães e gatos | CachorroGato
Frontline - controle de Pulgas e Carrapatos para cães e gatos

Frontline: mata pulgas, piolhos e carrapatos. Entenda como funciona

Foto: Divulgação

Remédios

Frontline: mata pulgas, piolhos e carrapatos. Entenda como funciona

Frontline é uma solução tópica (de uso externo) para o controle de pulgas, carrapatos e piolhos..

Encontrar uma pulga em nossos cães e gatos não é exatamente algo incomum. Eles são muito ativos e por vezes as aventuras em que se metem ficam momentaneamente fora do nosso alcance ou visão. Sem contar que seres como Pulgas, Piolhos e Carrapatos são minúsculos e fica quase impossível perceber que tem alguém pegando carona nos nossos bichos, mesmo estando bem próximos.

Existem diversas maneiras de combater estes problemas, inclusive soluções caseiras e de baixo custo, entretanto, neste artigo falaremos apenas sobre a utilização do Frontline.
Para mais informações sobre métodos de tratamento alternativo ou outros remédios, consulte os links abaixo:
Antipulgas para cães e gatos
Veneno para Carrapatos

Infestações de pulgas afetam a vida de nossos bichos, elas podem causar problemas que vão desde a perda de apetite (e peso) até a infecção por vermes como a Dipilidose canina, causada pelo dipylidium caninum, o que pode levar a diarréias com vestígios de sangue e, em casos mais graves, ataques convulsivos. Invariavelmente quando eles são afetados, nós ficamos incomodados. Nos casos em que a situação foge um pouco do controle, pode ser necessário tomar uma atitude mais drástica.

Frontline é uma solução tópica (de uso externo) para o controle de pulgas, carrapatos e piolhos.

A solução usa como base duas substâncias: Fipronil e (S)-Metopreno, sendo que apenas a primeira é encontrada na fórmula de todos os produtos da linha. O S-Metopreno não é encontrado no nos produtos Frontline Topspot e nem no Frontline Spray, o único que pode ser usado tanto para cães como para gatos, inclusive os que têm menos de 8 semanas de idade.

Fipronil

De acordo com o fabricante (Merial Saúde Animal Ltda.), o Fipronil é um inseticida pertencente à famíliados fenilpirazóis e sua ação mata os parasitas por hiper-excitação, o que provoca bloqueio pré e pós-sináptico de íons cloro em neurotransmissores GABA (Ácido gama-aminobutírico).

S-Metopreno

O S-Metopreno é encontrado na fórmula do Frontline Plus, a substância imita a função do hormônio juvenil dos insetos e a sua utilização pode prevenir infestações ambientais, uma vez que impede a evolução das formas imaturas das pulgas (ovos, larvas e pupas). Resumindo, se o ovo não desenvolve, não tem a pulga.

Quem pode usar o Frontline?

Produtos como o Frontline são específicos para uso Veterinário e de forma alguma podem ser usados por humanos e antes de sair aplicando no seu Pet, recomendamos que consulte o Veterinário.

Lembre-se de se certificar sobre qual é a versão recomendada para o seu cão ou gato.  

Atenção! Cães e Gatos possuem fisiologia distinta e existem diferentes tipos de produtos da linha Frontline para cada tipo de animal (Cães e Gatos) e as variações estão de acordo com a Idade e Peso. *

*  Para os curiosos de plantão,  ao término deste artigo, separamos uma lista com os links para as bulas do Frontline.

Qual o Frontline mais adequado pro meu pet?

Em primeiro lugar, consulte o Veterinário e ele lhe indicará o melhor produto e quantas doses podem ser ministradas. Havendo curiosidade, abaixo estão as bulas de cada um dos produtos:

Frontline para Cães

Frontline Plus - Cães - Pode ser utilizado em cães adultos e filhotes com até 10Kg, NÃO deve ser utilizado em cães com menos de 8 semanas.
http://frontline.com.br/Downloads/bulas/Bula4.pdf

Frontline Topspot - Cães - Pode ser utilizado em cães adultos e filhotes com 1 a 10Kg, NÃO deve ser utilizado em cães com menos de 8 semanas.
http://frontline.com.br/Downloads/bulas/Bula7.pdf

 

Frontline para Gatos

Frontline Plus - Gatos - NÃO deve ser utilizado em filhotes de gatos com menos de 8 semanas de vida.
http://frontline.com.br/Downloads/bulas/Bula5.pdf

Frontline Topspot - Gatos - Pode ser usado em filhotes a partir de 6 semanas de idade
http://frontline.com.br/Downloads/bulas/Bula11.pdf

 

Frontline para cães e gatos

Frontline Spray - para uso em cães e gatos, a partir de 2 dias de vida
http://frontline.com.br/Downloads/bulas/Bula6.pdf

 

Quem não pode usar o Frontline?

A princípio o produto aparenta ser bastante seguro para cães e gatos adultos e filhotes, podendo até mesmo ser utilizado em fêmeas no período de gestação ou lactantes, no entanto, filhotes com menos de 8 semanas de vida NÃO devem utilizar o produto Frontline Plus, devido a ausência de dados específicos para o estudo.

 

  • COELHOS não devem usar, podem ocorrer reações adversas, incluindo a morte.

 

Não se deve utilizar Frontline de cães em gatos e vice-versa. Como comentado anteriormente, existem versões específicas para cães e gatos. Verifique na bula qual a dosagem indicada para o peso do seu bicho.

 

Frontline previne contra novas infestações e possíveis doenças infecciosas?

Não! Os produtos da linha Frontline não são repelentes, eles simplesmente matam pulgas carrapatos e piolhos nas primeiras 48 horas após a aplicação, portanto a transmissão de doenças infecciosas não pode ser totalmente excluída e tampouco há garantias de que não haverá uma nova infestação.

Segundo as informações encontradas nas bulas de todos os produtos Frontline, grande parte dos carrapatos mortos cairá do corpo do seu cão ou gato, enquanto que os que permanecerem poderão ser retirados facilmente. No caso das pulgas, os ovos, larvas e pupas que já estiverem no ambiente poderão sobreviver e continuar seus ciclos. 

Para evitar possíveis problemas é recomendado, a higienização do animal e a utilização de pentes específicos para retirar restos dos insetos e suas fezes.

Como diminuir a infestação?

Para diminuir a infestação ambiental, após a aplicação do produto, recomenda-se uma completa limpeza e aspiração do ambiente em que seu cão / gato se encontra ou circula, incluindo cobertores, mantas e camas. Certifique-se de utilizar o produtos adequados para este fim. Consulte seu veterinário para maiores informações.

Veja abaixo um video sobre como aplicar o Frontline

O vídeo está em inglês e caso não seja familiarizado com a língua, é possível acionar as legendas automáticas em português.

Onde comprar o Frontline

O Produto pode ser encontrado em diversos Pet Shops incluindo algumas lojas online:

 

Continue Lendo

Ricardo Tubaldini

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Comentários

Mais sobre Remédios

'

Bombando

 Sobe