Fraldas para Cachorro - Posso colocar fralda no meu pet? | CachorroGato

Fraldas para Cachorro - Posso colocar fralda no meu pet?

Entendendo que o uso de fraldas para cachorro não deve ser recorrente em cães saudáveis

Muitas vezes o dono se vê em uma situação complicada com um cão doente ou mais velho, que tem problemas urinários e acaba não controlando a própria bexiga. Para esses casos, e alguns outros especiais, é que foram inventadas as fraldas para cachorro.

 

As fraldas para cachorro são para usos específicos

 

Por mais tentadora que seja a ideia de deixar seu cachorro que faz xixi no lugar errado usando fraldas, essa não é a indicação de uso. O cão deve sempre ser mantido com suas capacidades naturais, se não há necessidade de uso de fraldas para cachorro, não é apropriado o uso.

fraldas-para-cachorro

Leia Mais: Tapetes sanitários: usos e bons motivos pra ter um.

Essas fraldas foram feitas para problemas específicos, como no pós-cirúrgico, cães doentes que não conseguem controlar a bexiga, cães mais velhos, que tem pouca mobilidade e com o tempo acabam perdendo o controle do próprio corpo, e outros casos específicos. É uma ferramenta para auxiliar no bem estar do cão. Um dos usos cada vez mais frequentes da fralda é em cães deficientes físicos, pois o número de pessoas que os ajudam com o uso de andadores vem crescendo bastante.

Usar a fralda em um cão saudável e ativo é desnecessário, e até perigoso. O cão não sente nenhuma ajuda com a fralda, e pode acabar a tirando, fazendo a maior sujeira e engolindo pedaços. Por isso, a fralda para cachorros deve ser só um recurso de necessidade.

O dono jamais deve colocar fraldas para humanos no cão, porque ela não é desenhada para a anatomia do cão, e não possui o buraco necessário para deixar o rabo livre.

A frequência de troca das fraldas deve ser a mesma que para um bebê humano: se fez algo, está na hora de trocar. Manter sempre a higiene do cão com fraldas limpas ajuda a evitar problemas de bactérias ou doenças de pele.

 

Há alguns casos da necessidade de fraldas por cães sadios

 

fraldas-cachorros

 

Com a evolução da tecnologia do conforto das fraldas para cães, elas passaram a desempenhar outros papéis além de cuidar de cachorros doentes. O uso da fralda para controlar o sangramento de uma cadela no cio é bastante indicado, como uma calcinha higiênica. O dono pode vestir a fralda na cadela quando quiser deixá-la livre para subir nos móveis ou interagir com visitas, mantendo a higiene do lugar.

É bom lembrar que esse também é um uso específico, a cachorrinha não pode ficar o tempo inteiro com a fralda, ela deve ser trocada de tempos em tempos. Também é importante deixar a cadela livre para fazer suas necessidades e se lamber como de costume, para que ela não estranhe o uso da fralda, ou pior, acabe se acostumando com ela e queira usar sempre.

A fralda não serve como anticoncepcional, se o cão quiser cruzar com a cadela, mesmo de fraldas, ele dará um jeito. É bom manter sempre a cachorrinha afastada de machos durante esse tempo, sempre muito cercada de carinho. E, se possível, ela deve ser castrada, para evitar problemas.

Outro uso de fraldas em cães sadios é para viagens longas, como de avião ou ônibus, onde o cão não terá opção de usar o jornal ou a árvore. A fralda auxilia na contenção de odores e não faz o cãozinho pisar na própria urina se sentir vontade de fazer necessidades durante a viagem. Nesse caso, é importante preparar o animalzinho para o uso da fralda, para evitar que ele acabe a mordendo sem que o dono possa fazer qualquer coisa a respeito.

Acostume o cão a usar roupas, o deixando confortável com o corpo coberto, e vá introduzindo o uso da fralda depois que ele já estiver à vontade com as roupas. Assim não haverá muito estranhamento.

Há também o modelo próprio para machos que gostam de marcar território, mas a forma é diferente das tradicionais. É uma espécie de faixa que fica na barriga do animal, envolvendo o pênis, o mantendo tapado.

 

As fraldas de chão para cachorro

 

Há alguns modelos de fraldas para chão no mercado, que nada mais são do que tapetes descartáveis, absorventes de líquidos e cheiros. Elas estão sendo cada vez mais usadas em apartamentos ou casas sem jardim, para manter o ambiente sem cheiro de urina de cão.

Esse tipo de fralda para cães é muito utilizada para proteger superfícies, como pneus de carro ou móveis quando o cão insiste que quer urinar ali. Como tem capacidade absorvente, a urina não passa para o outro lado e acaba molhando o chão. Por conta disso, o uso no lugar do jornal vem se tornando mais frequente. Por mais que acabe saindo mais caro, as fraldas de chão para cachorro são mais práticas na hora de remover, pois o chão vai continuar limpo e seco, sem necessidade de limpeza toda vez que for trocar.

Antes de usar qualquer tipo de fralda, é importante o dono analisar as reais precisões. É um recurso que sai mais caro do que levar o cão para passear ou ensiná-lo a fazer as necessidades no lugar certo e, muitas vezes, pode ser desnecessário.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/fraldas-para-cachorro/

Categorias:
Fases da Vida dos Cães, Moda e Beleza para Cães, Saúde do Cachorro
Tags:
acessórios, cachorros, cães, cão, cuidados, fraldas, higiene, pets

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados