Flyball - Esporte canino | CachorroGato

Flyball - Esporte canino

Descubra o que é o flyball, o esporte bom pra cachorro!

Flyball é um esporte praticado por cães, no qual times competem um contra o outro, e tem se tornado muito popular, alcançado o lugar de terceiro mais popular no mundo. Não é um esporte popular no Brasil ainda, como o Agility, mas tem tendência a ganhar muitos fãs por aqui.

O Flyball surgiu no fim da década de 60 e início da década de 70, no sudeste da Califórnia, Estados Unidos, criado por Herbert Wagner. Herbert queria criar um sistema para que seu cão se divertisse apanhando bolinhas, quando o dono não estivesse em casa para lançá-las e poder brincar.

Desta ideia veio uma caixa que lança uma bola e é acionada pelo próprio cão. Depois que o criador da caixa a apresentou na TV, no programa The Tonight Show Starring Johnny Carson, vários criadores e adestradores se interessaram pela ideia e a adotaram.

O esporte flyball começou com um simples jogo de lançar e apanhar as bolinhas até se desenvolver no que é hoje, uma corrida para competir, seja em times ou individualmente. É o esporte canino mais veloz e também o único que é jogado em equipe.

O primeiro torneio de flyball aconteceu nos Estados Unidos em 1983. O esporte se expandiu para o Canadá, Austrália, África do Sul e diversos países da Europa. O Reino Unido tem até um torneio anual e já sediou torneios europeus. A organização responsável por cuidar das regras do jogo e das competições que acontecem é a NAFA, criada em 1984.

A Europa tem o maior torneio de flyball do mundo, desde 2007, tendo tido como países-sede a Inglaterra em 2007, República Tcheca em 2008, Bélgica em 2009 e em 2010, Alemanha em 2011 e voltou à Inglaterra ano passado.

Leia Mais: Animais de Estimação - Por que ter o seu?

 

Como se joga flyball?

 

O objetivo do esporte é fazer o cão superar alguns obstáculos, de 20cm a 40cm de altura, posicionados a cerca de 3m de distância um do outro, até chegar na tal caixa. Ao chegar na caixa, ele deverá pressionar com a pata o pedal, a caixa lançará a bolinha que o cão deverá pegar e voltar com ela, passando novamente pelos obstáculos, no menor tempo possível.

 

 

As caixas usadas na prova são as caixas com as quais os cães treinam, para facilitar, pois já estão acostumados. Alguém fica perto da caixa, para alimentá-la depois que um cão a usa. Essa pessoa é quem treina o cão, ou até mesmo a equipe, e sabe em qual buraco da caixa deverá botar a bolinha, pois alguns cães preferem pegar a bolinha lançada à esquerda, outros preferem à direita.

A pista de flyball costuma ter até quatro obstáculos. A equipe é formada por seis cães, mas apenas quatro correm e a corrida funciona em forma de revezamento, quando um cão volta é que o segundo pode largar. Se dois cães entrarem juntos na pista, a equipe é penalizada e perde a etapa da corrida. A corrida é feita simultaneamente com duas equipes, quem terminar primeiro ganha.

 

 

O atual recorde mundial é da equipe Spring Loaded Multibreed, que atingiu a corrida em 15,3 segundos, numa pista de 30m de ida e volta, totalizando menos de 4 segundos por cão.

Se considera que a raça Border Collie seja melhor no flyball por ser uma raça de cães rápidos por natureza e pela estatura ideal para conseguir transpor os obstáculos sem grandes dificuldades, entretanto qualquer raça pode participar, é um esporte possível de ser jogado por qualquer cão, com o devido treinamento.

Cães de raça podem jogar junto com cães vira-latas, tranquilamente, não requer nenhuma especialidade além do treinamento. Até mesmo Poodle Anão já competiu no flyball e conseguiu completar a corrida com sucesso. A altura dos obstáculos nesse caso é diminuída, a única dificuldade pode ser ao pressionar o pedal, por causa do peso, o cão acaba precisando pular de corpo inteiro para pressioná-lo.

O flyball, além de ser um esporte divertido e barulhento, é uma ótima opção para o dono manter um laço com seu cão e se divertirem juntos. O cão terá mais confiança em você, pois você é quem irá garantir que terá a bolinha na caixa quando ele chegar para pegar. O flyball envolve os jogos favoritos dos cães: correr, pular, buscar e brincar com o dono.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/flyball/

Categorias:
Atividades de Cachorro, Comportamento dos Cães
Tags:
atividades, cachorros, cães, caninas, caninos, cão, esportes, exercícios, flyball, pets

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados