Florais para Animais – Uma maneira natural de cuidar do seu bichinho | CachorroGato

Florais para Animais – Uma maneira natural de cuidar do seu bichinho

Conheça o tratamento com florais para animais e entenda essa técnica natural e alternativa para lidar com o humor do seu bichinho

Mudanças na vida das pessoas afetam diretamente seus bichinhos. Às vezes percebemos que, por estarmos com a rotina cheia ou tendo muitas mudanças no dia a dia, os animaizinhos acabam sendo afetados. É normal um cão parecer meio triste ou deprimido por ver seu dono sair, ou gatinho se esconder o dia inteiro. Para aliviar essas tensões é que existem os florais para animais.

Esses florais para animais são líquidos homeopáticos feitos por manipulação de essências florais, que acalmam e dão mais disposição aos animais. São tratamentos alternativos feitos por profissionais da terapia animal, e são altamente indicados.

 

Uma essência para cada animal

 

É sabido atualmente que bichos são seres com sentimentos e inteligência. A área veterinária se modernizou conforme os anos e se ramificou em várias outras áreas, como a psicologia e a terapia animal. Para lidar com os diversos problemas de estresse ou mudança de comportamento dos animais, vários tratamentos alternativos e naturais foram criados. Entre eles está o tratamento com essências florais.

Leia Mais: Ruptura de ligamento cruzado em cães e gatos

Os tipos de florais para animais são variados, e cada um trata um tipo de problema ou personalidade diferente. Algumas essências dão mais disposição, outras acalmam e relaxam o bichinho. Um terapeuta de animais pode observar o bichinho e receitá-lo a essência mais indicada para melhorar o seu problema.

florais-para-animais

As raças de cães e gatos possuem traços diferentes nas suas personalidades, e, além disso, cada animal é do seu jeito. Algumas raças tem tendência de desenvolver depressão, e o tratamento com florais pode ajudar a evitar esses problemas ou até servir como um tratamento auxiliar ao médico.

Quando o animal apresenta algum comportamento compulsivo, alguns profissionais indicam o tratamento com essências florais para animais para deixá-los mais calmos, ajudando a controlar esse comportamento.

É bom lembrar que todo tratamento com florais para animais deve ser feito depois da consulta com um veterinário, pois ele não substitui os tratamentos com remédios e com profissionais de comportamento canino. O tratamento serve como um adicional.

 

Como administrar essências florais em animais

 

Há várias maneiras de introduzir o animal ao tratamento com essência de florais, alguns gostam do sabor da essência e são mais fáceis de lidar, outros não são tão receptivos assim logo de cara. O dono deve ir com calma.

Primeiramente, é indicado que sejam pingadas algumas gotas na água do bichinho, para ele se hidratar ao mesmo tempo em que ingere a substância. Acontece que alguns animais estranham o cheiro e o gosto da água e acabam rejeitando ou ficando receosos em bebê-la. O dono pode começar dessa maneira, vendo como o bichinho reage, e, caso não dê certo, pode passar para a outra forma.

florais-para-caes-gatos

A outra maneira de dar as essências florais cães e gatos é pingá-las diretamente na boca do bichinho. Essas essências não precisam ser diluídas e não apresentam riscos à saúde do animal, então não há problema em tentar dessa forma. Vá com calma, sempre deixando o bichinho relaxado e se sentindo mimado enquanto recebe o remédio, para não parecer uma obrigação e ele acabar assustado.

Uma dica importante é acostumar o animal com o cheiro da essência. Cães se relacionam com as coisas e os outros seres pelo olfato, e, por isso, são sensíveis a cheiros fortes. Deixando a essência aberta um tempo onde ele está, passando por perto de seu focinho, e até pingando um pouco na mão e o deixando lamber são boas técnicas para acostumá-lo com aquele aroma e gosto.

 

Sempre consulte o terapeuta animal

 

Os tratamentos com florais para animais são experimentais na maioria dos casos. Assim como remédios, às vezes aquele certo composto não dá certo com o animal e precisa ser trocado, é comum de acontecer.

O terapeuta animal vai observar o comportamento do bichinho e como ele reage à essência, e, a partir disso, vai poder dizer se funciona ou se terá que tentar outra fórmula para melhor resultado.

As essências de florais para animais são manipuladas e feitas de acordo com as necessidades do cão ou do gato, então é importante que o terapeuta possa observar e compreender qual é o problema e qual o possível tratamento. Por isso, às vezes esses tratamentos levam um tempo para dar resultado, é só preciso paciência.

Tentar meios alternativos e saudáveis para melhorar o bem estar do seu bichinho, como os florais para animais, é uma maneira de tirá-lo da rotina de comida, água e carinho, e pode fazer muito bem para ele e para o dono.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/florais-para-animais/

Categorias:
Saúde do Cachorro, Saúde do Gatos
Tags:
animais, bem-estar, bichanos, cachorros, cães, cão, cuidados, felinos, florais, gatos, pets, saúde

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados