Filhotes de Cachorros - Como não amar um filhotinho? | CachorroGato

Filhotes de Cachorros - Como não amar um filhotinho?

Cuidados e prazeres de ter filhotes de cachorros!

Se ter cães em casa é uma diversão sem fim, duplique isso quando pensar em filhotes de cachorros. Filhotes de cães são uma fonte inesgotável de alegria e energia no seu lar. Existem estudos que mostram que filhotes de cachorro ajudam no tratamento da depressão, diminuindo medicações e melhorando a qualidade de vida.

Filhotes de cachorros

Quando decidir levar para casa um filhote, antes de tudo, escolha a raça ideal, isso inclui os famosos e também os tão queridos vira-latas. Se você tem criança em casa, por exemplo, talvez filhotes de cachorros hiperativos não sejam a melhor escolha. Se você passa pouco tempo em casa, um cão que seja mais carente e sociável também não vai ser a melhor escolha, e esta escolha vai determinar uma boa manutenção da saúde do animal.

Dobro de amor significa dobro de cuidado

Claro que boa parte do comportamento do filhote de cão que você adotar vai ser devido à raça, mas a maior parte desse comportamento será baseada em como o filhote vai ser criado por você, assim como o ambiente no qual viverá.

Um dos grandes ‘problemas’ com filhotes de cachorro em casa é a higiene do cão. Eles tendem a fazer xixi em qualquer canto que lhes agradem. Isso faz parte daquela parcela do comportamento do cão que será educada por você, não importa a raça, o filhote vai achar que sua almofada é um vaso sanitário fofinho e macio.

Leia Mais: Apelidos para pets: uma lista para ajudar na escolha

É preciso paciência para ensiná-los, pode levar um tempo, mas vale a pena. Jamais bata no filhote, clique aqui e veja algumas dicas de como adestrar o seu cachorrinho. Muitas vezes ele sequer vai entender, em outros casos bater pode causar um trauma no filhote e ele pode passar a comer o cocô para esconder do dono, por exemplo. Este hábito é tão comum que até lhe foi atribuído um nome: cropofagia. Excesso de pressão nessa fase de filhote pode causar sérios problemas para o cão quando crescer.

Existem produtos no mercado que ajudam a educar seu bichinho a fazer as necessidades num local apropriado. Há modelos com duas bandejas onde cão faz o xixi e cocô sem sujar as patas e sem sujar o seu piso.

Assim que o filhote de cachorro for adquirido ele deve ser levado para uma consulta com o veterinário, onde aos 30 dias será iniciada a vermifugação e aos 45 dias será iniciada a vacinação. É recomendado que a alimentação do filhote seja iniciada com uma ração para filhotes, que será escolhida pelo porte do cãozinho. Sempre que possível, é bom optar por uma ração super-premium, ela deve ser oferecida para o filhote até entrar na fase adulta, clique aqui para saber quando o seu cãozinho atinge a idade adulta.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/filhotes-cachorros/

Categorias:
Comportamento dos Cães, Fases da Vida dos Cães
Tags:

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados