Festas para cães dominam o mercado pet | CachorroGato

Festas para cães dominam o mercado pet

Saiba que tipo de cuidado é necessário nas festas para cães e de que forma esse mercado se expande no Brasil

Assim como o mercado de luxo dos humanos, também cresce o luxo nos serviços oferecidos para cães e gatos no Brasil – e as festas para cães são, hoje, um dos maiores indicativos dessa tendência no País; e o que há algum tempo era considerado algo totalmente fora dos padrões, hoje em dia é algo cada vez mais corriqueiro.

Considerada a precursora desse tipo de evento no Brasil, a socialite carioca Vera Loyola Brandão chamou a atenção do País aos fazer uma festa especial de aniversário para a sua cadela Pepezinha, em 1999 – dando o pontapé inicial para que o mundo das festas para cães pudesse ganhar notoriedade e, com isso, cada vez mais adeptos.

Enquanto muitos podem acreditar que esse tipo de evento canino pode ser feito de maneira simples e prática, a realidade é bastante diferente; já que os cães (e, em muitos casos, gatos) precisam de alimentos específicos nas festinhas – que também devem ser montadas de acordo com uma série de regras especiais para evitar qualquer tipo de acidente ou malefício para os pets convidados.

Confira, a seguir, algumas das principais precauções que devem ser tomadas ao montar uma festinha para o seu pet canino:

  • Todo tipo de alimento servido para os convidados pet devem ser preparados de acordo com o que é permitido para uma dieta canina e; portanto, nenhum tipo de alimento para humanos deve ficar próximo ou ao alcance dos animais.
  • A decoração da festa também deve ser feita de forma criteriosa, e bexigas não devem ficar em locais que sejam do alcance dos pets – já que, o barulho do estouro de uma delas pode prejudicar a audição dos cães.
  • A lista de convidados deve contar com bichinhos de estimação comportados e bem socializados – evitando animais muito agressivos ou muito medrosos na festinha.
  • A música da festa também não pode ser alta demais, pois a audição dos pets é muito delicada, e pode sofrer com barulhos demais.
  • O local que abrigará a festa dos pets deve ser amplo e aberto, permitindo que os animais convidados possam circular e brincar a vontade.
  • O tempo da festa não deve ser muito longo para não estressar os animais convidados e, caso o plano seja de uma festa mais comprida, é indicado que haja uma área distante e devidamente separada do evento – para que os cães possam relaxar um pouco longe do barulho e da agitação.

 

Leia Mais: 10 dicas para seu cãozinho participar do seu casamento

Pet Cerimonialista

Percebendo a demanda do mercado por esse tipo de evento, a empresária Shirley Santos abriu, em 2011, a empresa batizada de Festa Boa Pra Cachorro; que já se tornou um exemplo de sucesso no mercado pet. Realizando festas totalmente personalizadas para animais de estimação (sendo 90% deles cachorros), a empresa realiza festas para todos os tipos de bolso; sendo que o valor cobrado varia de acordo com os itens desejados pelo cliente. 

“Sou ligada ao mundo dos animais desde pequena, e costumava fazer ‘docinhos’ e receitas especiais para os meus pets com a ajuda de uma tia, que era bióloga e sabia que tipo de ingrediente usar para que os bichinhos não fossem prejudicados. Conforme o tempo passou, comecei a atuar no mercado de eventos com planejamento e gestão de negócios; e abri uma consultoria de marketing para eventos em 1989, com a qual trabalho até hoje”, conta Shirley.

De acordo com ela, a paixão por cozinhar a seguiu desde os tempos de criança e, com a atuação na consultoria de eventos, propostas para participar de feiras gourmet começaram a surgir - e a levaram a receber um convite especial para participar do reality show chamado de Super Chef, dentro do programa matinal da apresentadora Ana Maria Braga.

“Nessa mesma época, tinha preparado uma festa pet para o bichinho de estimação da minha filha e, em função disso, comecei a fazer consultoria para pet shops interessadas no ramo; percebendo a demanda que havia no mercado por esse tipo de evento. Com o convite do Super Chef, decidi aproveitar a oportunidade dessa exposição e, logo no fim do reality, inaugurei o Festa Boa Pra Cachorro”, explica a empresária.

Fazendo o uso de produtos naturais e orgânicos nas receitas oferecidas para os pets que participam das festas, a empresa FBPC inclui desde pupcakes (cupcakes para cães) e cãoçoca (versão canina da paçoca) até bricãodeiros (brigadeiro para cachorro) e drinkcãos (bebidas como refrigerantes para cães) no cardápio de seus eventos.

Nenhum tipo de conservante é usado nos alimentos produzidos pela empresa, que também toma o cuidado de consultar os contratantes da festa pet para saber sobre possíveis restrições de dieta entre os convidados caninos e humanos – disponibilizando no evento, apenas, os ingredientes, petiscos e frutas que não tem chances de causar indisposições nos convidados.

 Tomando todo tipo de cuidado para manter o bem-estar dos animais durante o evento, a organização conta, ainda, com garçons treinados para impedir que algum animal se alimente com a comida dos humanos, por exemplo; evitando acidentes. Evitando barulhos altos ou decorações que possam provocar estouros desnecessários (como bexigas), as festas promovidas pela FBPC também contam com lounges especiais para que os animais possam descansar e se afastar do agito, caso o evento dure tempo além de duas horas.

Segundo a proprietária, o preço de cada festa realizada pela empresa varia de acordo com os pedidos e preferências dos clientes, e praticamente qualquer desejo pode ser atendido para deixar a festa de um pet com o mais alto nível de glamour possível – incluindo desde tapetes vermelhos para a entrada do aniversariante canino até bolos de casamento com noivinhos cães de enfeite no topo.

“Como vimos que havia muitas pessoas que desejavam dar festinhas para os seus bichinhos de estimação, mas não tinham verba suficiente para contratar um pet cerimonialista, decidimos apostar no Deli Pet Gourmet – que já oferecia quitutes especiais para quem quisesse montar sua própria festa e, agora, está prestes a lançar uma loja virtual na web, permitindo que os amantes de animais de todo o País possam encomendar petiscos especiais para o seu evento pet”, comenta.

Além do lançamento da loja virtual, Shirley Santos acrescenta que a sede da empresa também acaba de mudar de endereço – sendo, agora, alojada em um espaço maior no Rio de Janeiro, localizado no Recreio dos Bandeirantes.

Celebrando eventos dos mais variados estilos no mundo pet, o Festa Boa Pra Cachorro já conta com clientes fiéis desde a sua abertura; contando, ainda, com o reconhecimento de nomes famosos que comparecem às festas organizadas pela empresa, incluindo Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank.

Imagens: Bia Castro / Shalimar Catramby / Reprodução FBPC



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/festas-para-caes/

Categorias:
Alimentação para Cães, Atividades de Cachorro, Comportamento dos Cães, Moda e Beleza para Cães
Tags:
festa, festa boa pra cachorro, festas, festas para cães

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados