Meu cachorro faz xixi quando chego em casa

Alguns filhotes podem urinar quando o dono chega em casa. Saiba porquê seu cachorro faz xixi nesta situação

Não só seu cachorro faz xixi quando cumprimenta as pessoas, principalemte quando elas se abaixam para fazer carinho. Alguns cães fazem isso toda vez que alguém os cumprimenta, mas muitas vezes o problema só acontece com certas pessoas, dependendo da aparência ou tom de voz. É bastante comum em filhotes que tenham menos controle sobre sua bexiga e são facilmente animados, embora este sintoma desapareça quando o cachorro amadurece. Alguns cães, no entanto, continuam com este hábito na idade adulta.

Por que os cães fazem xixi quando estão animados?

Quando um filhote se torna superexcitado, ou quando algo o assusta, é normal que o filhote libere algumas gotas de urina. Isso acontece porque a superexcitação ou o medo podem fazer com que o cachorro perca momentaneamente o controle dos músculos que fecham a bexiga urinária. Esta é uma resposta fisiológica a emoção e o filhote não tem controle sobre ela., por isso o cachorro faz xixi.

Por que este comportamento do cão é um problema?

Ter que limpar poças de urina a cada vez que seu cachorro faz xixi quando você ou seus convidados chegam em sua casa pode ser inconveniente e frustrante. A primeira reação é, em muitas vezes, de repreender o cão sobre este comportamento, mas a culpa não é do cão. Punir um cão por este motivo é inútil e uma crueldade pois o cão não pode controlar o vazamento.

Leia Mais: Complexo vitamínico para cães: cuidados indispensáveis

Xingar , gritar ou mostrar desaprovação pode deixar o cão mais ansioso e fazer com que o problema fique pior - às vezes transformando um problema temporário ou relacionado à saúde, em um hábito de longo prazo.

Meu cachorro faz xixi quando chego em casa

 

Como evitar que seu cão faça xixi quando animado

  • Reduzir o entusiasmo inicial. O gatilho mais comum para o cachorro urinar enquanto está animado é quando um dos moradores chega em casa depois de ter ficado fora por várias horas. Para reduzir a excitação do cão, entre em sua casa sem cumprimentá-lo. Largue sua bolsa ou outros itens que você está carregando e coloque o seu casaco à distância. Atrase a festa até cerca de cinco minutos depois de ter chegado em casa.
  • Mantenha o tom devoz baixo. Fale baixinho e calmamente quando você receber o seu cão. Não se curve para acariciá-lo logo de cara. Isto pode pode estimulá-los a urinar. Em vez de se curvar ou abaixar, basta colocar a mão onde ele possa ser alcançado. Acaricie sob o queixo, e não em cima da cabeça. Ensine as visitas a fazer o mesmo.
  • Exame de saúde. Embora dure por seis ou sete meses de idade, esse comportamento pode permanecer na idade adulta. Às vezes, problemas de saúde  como infecções do trato urinário, podem causar o descontrole da bexiga, por isso, se o seu cão tem mais de cinco meses de idade e ainda urina quando acariciado, converse com seu veterinário. Se é um problema de saúde, ele precisa ser tratado com medicamentos.


Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/faz-xixi-quando-chego-em-casa/

Sugira novo tema para um artigo
Categorias:
Comportamento dos Cães, Saúde do Cachorro
Tags:
cachorro, cachorros, cães, cão, casa, comportamento, disfunção, faz, fazer, maioria, pet, pets, problema, saúde, xixi

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 10.687), formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Unesp com Pós Graduação em Oncologia Veterinária pelo Instituto Bioethicus e Pós Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pelo Instituto Qualittas. Responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h. Dr. Toyota é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados