Estética animal – Futilidade ou necessidade? | CachorroGato

Estética animal – Futilidade ou necessidade?

Conheça mais sobre os tratamentos estéticos para pets, ou estética animal, e entenda para o que alguns servem

Com o passar dos anos e a evolução da tecnologia, os humanos começaram a ficar mais exigentes com sua estética, descobrindo várias técnicas e produtos novos pra cuidar da própria beleza. Com isso, os pets também ganharam novos meios de cuidar da estética, que com o tempo se tornaram ainda mais modernos e ganharam o nome de estética animal.

A estética animal não é uma coisa nova no mercado, ela existe desde quando donos procuram cuidar dos pelos e da beleza do seu bichinho. Mas novas técnicas de beleza e até a inclusão de procedimentos cirúrgicos começaram a ser inclusas nesses tratamentos.

estetica-animal

 

Os tratamentos estéticos para pets são variados

 

Leia Mais: Higiene felina: dicas para o dia-a-dia do seu gatinho

O banho e a tosa são velhos conhecidos de qualquer dono, eles servem para manter a saúde e a higiene do animal. Entretanto, esse procedimento simples e normal foi se aperfeiçoando conforme o tempo. Hoje em dia há cuidados especiais para cada tipo de pelo, incluindo produtos químicos caros para dar mais brilho e deixar o pelo mais vistoso.

Cães e gatos de exposição são os mais vistos em salões especializados em tratamento estético animal, pois precisam se destacar de cães normais com sua beleza. Animais de exposição normalmente são submetidos a calor com chapinhas e clareamento, e isso pode danificar os pelos. Para isso, os profissionais usam tratamentos de hidratação e proteção variados que incluem cauterização e escovas especiais, conseguindo efeitos macios e bonitos nos pelos dos animais.

Manter os dentes bonitos e brancos também é uma exigência do mundo das exposições, mas donos comuns também procuram técnicas de clareamento e escovação especial para manter a saúde bucal do animal. É sempre bom lembrar que quando se trata da boca do bichinho, é importante consultar um veterinário para saber os produtos certos e ir aos profissionais adequados.

O cuidado com as unhas também é bastante difundido entre os donos, principalmente por questão de higiene e segurança. Há “manicures” para cães e gatos no mercado, que tratam das unhas do animalzinho como mulheres tratam de suas próprias unhas.

Mas o luxo vai além. Tratamentos estéticos para cães e gatos já se assemelham aos para os humanos, tais como drenagens e laser para cuidar de problemas na pele. E a cirurgia plástica não está fora desse luxo. Está cada vez mais comum a busca por correções cirúrgicas nos animais, seja para a remoção de alguma pele em excesso, até o conhecido botox – mas é válido lembrar que, no Brasil, existe uma regulamentação que proíbe, por exemplo, o corte de rabos e orelhas para fins estéticos nos animais.

 

Tratamentos estéticos para pets nem sempre são futilidade

 

Apesar de ser um mero capricho em muitos casos, os tratamentos estéticos para animais também são bons para cuidar do animalzinho. Idas ao SPA proporcionam um momento agradável ao bichinho, e servem como meio de tirar o animal de algum estresse recente. Além disso, há massagens que estimulam pontos especiais no animal, podendo até servirem de tratamento para algum problema físico iminente.

tratamento-estetico-para-animais

As tão estranhas cirurgias plásticas em animais também podem servir para contribuir com a saúde do bichinho. Alguns donos procuram essas correções cirúrgicas para animais que podem desenvolver algum problema graças à sua condição. Por exemplo, cirurgia de correção de pálpebra caída evita que o cão que tem esse problema muito forte desenvolva alguma doença ocular.

Raças sem pelo, como o gato Sphynx ou o Cão de Crista Chinês, se beneficiam muito dos tratamentos estéticos com cremes e óleos que são oferecidos. Pela pele ter muito mais contato com o sol do que raças peludas, pode ocorrer ressecamento e problemas de pele. Alguns tratamentos especiais feitos regularmente mantém a pele bonita e saudável por mais tempo.

 

É importante manter a estética animal dentro do saudável

 

Assim como humanos podem se prejudicar por abusar demais de tratamentos estéticos sem necessidade, os animais também podem ter problemas por isso.

É essencial a consulta com um veterinário sempre que o dono quiser levar o bichinho para um tratamento diferenciado em um salão ou clínica. Somente um profissional da área médica veterinária vai avaliar corretamente a saúde do animalzinho e se aquele tratamento é possível e indicado para ele.

Um simples tratamento com os pelos pode parecer inofensivo aos olhos de um dono, mas alguns pelos podem ser submetidos a tratamentos específicos e outros não. Assim como alguns produtos podem causar reações na pele ou em qualquer outra parte do corpo do bichinho pela sensibilidade da raça. O dono jamais deve deixar de consultar o veterinário.

Qualquer bichinho gosta de ser bajulado, e tratamentos da estética animal podem ser uma maneira interessante de tirar cão ou gato da mesma rotina e de quebra fazer um agrado.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/estetica-animal/

Categorias:
Moda e Beleza para Cães, Moda e Beleza para Gatos
Tags:
animais, animal, bichanos, cachorros, cães, cão, estética, estéticos, felinos, gatos, pets, tratamentos

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados