Espirro reverso em cães – O que é isso? | CachorroGato

Espirro reverso em cães – O que é isso?

Descubra o que é o espirro reverso em cães e saiba como ajudar o seu pet em um episódio de espirro reverso

O espirro reverso em cães é, na verdade, algo bem comum. Alguns donos confundem esse espirro reverso com uma situação na qual acham que o cão está se engasgando ou algo do tipo, mas é tudo um espirro!

No espirro normal, o ar é empurrado dos pulmões para fora do nariz, no espirro reverso em cães, o ar é puxado para dentro do nariz, por isto o nome “reverso”. Durante o episódio do espirro reverso canino, o cachorro faz várias inspirações, pode chegar a durar até dois minutos. Por isso é comum o dono achar que ele está se engasgando, por causa do som e da demora para passar.

O espirro reverso pode acontecer com qualquer cão, de qualquer idade e raça, mas é mais frequente em cães de raça de porte pequeno como o Chihuahua, Shih Tzu, Lhasa Apso, Poodle e Yorkshire (conheça mais sobre essas raças clicando aqui). Os espirros reversos acontecem de forma aleatória, não há como prever quando ocorrerá um episódio.

 

Causas do espirro reverso em cachorros

O espirro reverso em cães é causado por um espasmo na garganta e no palato mole. Esse espasmo por ser ocasionado por diferentes razões, como uma simples irritação na garganta, pode ser por excitação devido a uma situação ou chegada de alguém, pode ser provocado por um puxão na coleira, alergias, infecções e, em casos raros, por causa da mudança na temperatura.

Leia Mais: Cães e Gatos x Cigarro – A batalha

 

Sintomas do espirro reverso canino

Para saber se o cão está tendo um episódio de espirro reverso, você deve estar atento aos sinais:

  • O cão fica estático;
  • Estica o pescoço para o alto;
  • Os olhos ficam arregalados;
  • O cão faz movimentos respiratórios mais rápidos do que o comum;
  • Emite sons nasais (por isso a confusão com um engasgamento);
  • Tosse.

espirro-reverso-caes 

O que fazer?

O ataque de espirro reverso em cães não é algo que deva preocupar demais o dono, pois não é uma doença e não causa nenhum risco ao cão. Porém, ninguém gosta de assistir seu melhor amigo passar dois minutos sem conseguir respirar direito. Para tentar evitar esses episódios, você deve levar seu cão ao veterinário, para descobrir a causa dos espirros reversos.

Quando os espasmos na garganta são causados por alergia, infecção ou irritação na garganta, é possível de ser tratado para que se evite os espirros reversos. Além disso, você pode ajudar o cão durante o espirro reverso. Uma massagem leve na garganta ou assoprar de modo cuidadoso no focinho do cão, para ajudá-lo a puxar o ar, podem ser formas de colaborar para que o episódio acabe logo.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/espirro-reverso-caes/

Categorias:
Saúde do Cachorro
Tags:
cachorros, cães, cuidados, espirrando, espirro, pets, reverso, saúde

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados