Escovação de Dentes do Cachorro | CachorroGato

Escovação de Dentes do Cachorro

Conheça os principais produtos para a escovação de dentes do cachorro e a importância da higiene bucal canina

Não é só para evitar o mau-hálito que se deve fazer a escovação de dentes do cachorro. Muitos não sabem, mas se a boca dele não for cuidada, podem surgir vários problemas que comprometerão sua saúde.

A gengivite, por exemplo, quando não é tratada, causa infecções que se espalham pelo corpo e comprometem diversos órgãos, como o coração, fígado e o pulmão. Placa bacteriana, cáries e tártaros são outros “vilões” que podem ser evitados com a escovação de dentes do cachorro e diversos produtos feitos especialmente para isso.

 

Itens da escovação de dentes do cachorro que parecem de gente

escovacao-dentes-cachorro

A escolha mais importante e que nós, os humanos, também selecionamos bastante no nosso caso, é a escova. Para o pet ela é a melhor maneira de retirar os restos de alimentos que ficam depositados por ali, porém, sempre consulte um veterinário para saber a mais adequada ao seu peludo e as melhores marcas e modelos para este caso. Quando se trata de um filhote, a dedeira é mais indicada, porque você pode acostumá-lo antes com o dedo, depois usá-la e, mais para frente, inserir a escova.

Leia Mais: Ruptura de ligamento cruzado em cães e gatos

A escovação de dentes do cão também requer um creme dental exclusivo para animais, isto porque a pasta dental dos humanos possui substâncias que intoxicam o bichinho e podem até causar gastrite. Então, é recomendado o produto correto, que além de facilitar a abrasão da escova, ainda tem sabores que ficarão agradáveis para o pet e, consequentemente, para o seu dono.

E quem disse que os animais não tem enxaguante bucal? Eles possuem xilitol, um componente que diminui a placa bacteriana, e a clorexidina, excelente para suavizar o mau-hálito. O produto deve ser diluído na água do cão durante a hidratação dele no petshop ou mesmo em casa. E ele não altera o resultado do outro procedimento e ainda auxilia na escovação de dentes do cachorro “por tabela”. Mas pergunte a um especialista a quantidade certa do produto para a determinada quantidade de água, pois em excesso causa danos à parede gástrica do seu amigão.

 

Gostinho de comida na escovação de dentes do cachorro

 

Se eles resistem à escovação, há como driblar isto. Um dos truques é a pasta enzimática, disponível nos sabores frango, carne ou frutas. Ou seja, além de elas serem mais aceitas pelo pet, suas enzimas facilitam ainda mais a digestão.

Além da escovação em si, a tira de couro, o osso sintético e os biscoitos, embora não sejam uma verdadeira escovação de dentes do cachorro, ajudam a limpar a sujeira acumulada nos dentes, sendo mais um tipo de auxílio para a higiene bucal do pet.

Porém, não se esqueça: antes de usar qualquer produto, consulte um veterinário, que saberá indicar quais são os mais indicados para o seu cão. Atualmente existem, inclusive, profissionais chamados dentistas caninos, que estão trabalhando justamente pela garantia da saúde bucal dos nossos pets. 



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/escovacao-dentes-cachorro/

Categorias:
Saúde do Cachorro
Tags:
animais, boca, bucal, cachorros, cães, dentes, escovação, escovar, pets, saúde

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados