Doenças em Cães - Como são os Diagnósticos e Tratamentos | CachorroGato

Doenças em Cães - Como são os Diagnósticos e Tratamentos

A atenção para algumas doenças em cães pode evitar complicações na saúde do seu pet

Assim como acontece conosco, os cãezinhos estão vulneráveis a uma série de doenças, além das hereditárias que são passadas dos pais para os filhos, as doenças em cães são contraídas através do ar, da água ou do contato com outros animais – e até mesmo pessoas – doentes. As doenças em cães precisam ser objeto de atenção especial dos donos, para que o cão tenha sempre uma vida saudável.

Na periferia dentre as principais doenças em cães que os fazem ir ao veterinário, as viroses, na maioria das vezes devido a falta de vacinação, são as mais comuns. Elas podem ser contraídas através do ar, da água, comida ou contato com animais doentes. Estão em todos os lugares e devem ser observadas atentamente.

Entre as doenças mais comuns nos grandes centros, onde há uma melhor conscientização em relação à vacinação, as doenças em cães mais comuns são as dermatites caninas, que são doenças de pele com as mais variadas causas.

A parvovirose em cães é uma das doenças virais caninas mais recorrentes e também mais contagiosas. Também conhecida como enterite canina parvoviral, seu alvo principal são cachorros jovens e sua taxa de mortalidade é bastante alta. Ela causa vômitos, diarreia e desidratação. É transmitida por fezes de animais doentes e pode até levar o cachorro à depressão. O tratamento é feito com medicamentos indicados pelo veterinário.

Doenças em Cães

Outra virose que merece destaque é a cinomose canina, pois esta é uma das mais graves doenças de cachorro. Também é altamente contagiosa os seus sintomas são febre, tosse, conjuntivite, vômitos, problemas neurológicos, entre outros. A cinomose também pode levar à morte. Não tem cura, apenas tratamentos que suavizam os sintomas. Leia mais sobre a cinomose aqui.

Leia Mais: Mielografia para cães e gatos

Pensando em doenças além das virais, a diabetes em cães é um exemplo interessante. Ela pode ser tanto hereditária quanto causada por sedentarismo, infecções, alimentação ou até mesmo alguns medicamentos. Entre os sintomas mais fáceis de se detectar é aumento do apetite aliado à perda de peso. A diabetes pode causar complicações fatais no coração e nos rins do pet. Leia mais sobre a diabetes canina aqui.

Como sabemos, essas não são as únicas três doenças que os nossos pets podem contrair, são apenas alguns exemplos de complicações que afetam os cãezinhos. O mais importante é que o dono tenha a consciência de que visitas periódicas ao veterinário podem diagnosticar essas e muitas outras doenças logo no início, o que aumenta consideravelmente as chances de tratamento e de uma vida saudável do cãozinho.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/doencas-caes-tratamentos/

Categorias:
Saúde do Cachorro
Tags:
aprender, cachorro, cachorros, cães, cão, cuidar, diagnósticos, doença, pet, saúde, tratamentos

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médica Veterinária (CRMV- SP 20.567) formada pela Universidade Estadual de Londrina - PR com Especialização em Radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h atuando nas áreas de radiologia, ultrassonografia e ressonância magnética. Dra. Madi é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados