Doenças em Cachorro | CachorroGato

Doenças em Cachorros

Conhecer algumas doenças em cachorro pode te ajudar a garantir a boa saúde do seu pet

A preocupação com nossos pets tem sido cada vez maior. Sempre procuramos lhes garantir o melhor ambiente e o maior cuidado com a sua saúde, a fim de evitar que ele esteja exposto a qualquer uma das diversas doenças em cachorro.

Assim como acontece com as pessoas, os cães estão vulneráveis a uma série muito diversificada de enfermidades. Doenças em cachorro podem ser contraídas pelo ar, pela água, por alguma alergia, por contato com um outro animal doente, ou até mesmo pelos hábitos do cão.

Doenças em Cachorros

A leptospirose em cães é um dos exemplos mais conhecidos de virose canina. É transmitida através de água contaminada pela urina de ratos ou de outros animais portadores do vírus, e considerada uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para seres humanos também. Em cães, ela pode causar hemorragias, desidratação, dificuldade de se movimentar, entre outros. Prevenção da doença é feita através de vacinação.

Outra doença de cachorro bastante preocupante é a doença do carrapato, que pode ser do tipo babesiose (que afeta os glóbulos vermelhos) ou do tipo erlichiose (que afeta principalmente glóbulos brancos). É transmitida através do carrapato marrom, que parasita o cachorro e se alimenta de seu sangue. A enfermidade causa anemia, fraqueza, cansaço e até mesmo depressão, podendo levar o animal ao óbito se não for tratada com medicamentos administrados por um veterinário.

As alergias em cachorro também são campeãs entre as causadoras de visitas ao veterinário. Uma alergia no cão é uma reação do sistema imunológico do animal a alguma substância que lhe parecer estranha, causando sintomas diversos, como dermatites ou até mesmo vômitos ou diarreias. Elas podem ser causadas pela alimentação, algum remédio ou até mesmo um elemento químico presente na casinha ou na roupa. A causa deve ser investigada a fundo, a fim de isolar o pet do que lhe provoca a alergia e ministrar o tratamento correto dos sintomas.

Leia Mais: Cães e Gatos x Cigarro – A batalha

As viroses caninas sendo as mais conhecidas a parvovirose e a cinomose, que são doenças facilmente prevenidas com a vacinação, são umas das maiores causadoras de óbito em cães. Por isso sempre mantenha a vacinação de seus animais em dia.

Esses são apenas alguns exemplos de doenças caninas e, como sabemos, existem milhares de outras enfermidades. Por isso se faz tão importante a presença constante do veterinário na vida do pet, garantindo sempre a sua boa saúde e o seu bem-estar, além de poder identificar as doenças precocemente e já iniciar o seu tratamento antes que qualquer complicação aconteça.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/doencas-cachorros/

Categorias:
Saúde do Cachorro
Tags:
amigos, cachorro, cães, canino, cão, cuidados, doenças, informações, pets, suscetíveis

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 10.687), formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Unesp com Pós Graduação em Oncologia Veterinária pelo Instituto Bioethicus e Pós Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pelo Instituto Qualittas. Responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h. Dr. Toyota é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados