Documento para cachorros e gatos – Os pets quase como os humanos | CachorroGato

Documento para cachorros e gatos – Os pets quase como os humanos

Você sabia que em breve entrará em vigor o passaporte, um documento para cachorros e gatos que antes era exclusivo dos humanos?

Além do CZI, Certificado Zoosanitário Internacional, o Ministério da Agricultura pretende facilitar as idas e vindas dos animais nas viagens com o passaporte, um documento para cachorros e gatos que será colocado brevemente em vigor.

Então, assim como quando os bichinhos são comprados lá fora e o documento para cachorros e gatos já vem junto, inclusive o passaporte, o Ministério resolveu seguir a mesma linha e simplificar as viagens nacionais e internacionais. Portanto, a partir de fevereiro de 2014 ele começará a emitir passaportes para animais, incluindo um projeto de implantar microchips como um tipo de RG para eles.

Nem todos viajam apenas para acompanhar os seus donos nas férias, contudo, também em competições, exposições ou visitas aos familiares que se mudaram, mas que ainda tem nos peludos um grande carinho. Porém, como cada país tem os seus critérios, as regras para embarcar são cumpridas aqui, mas nem sempre a volta ao Brasil é tão fácil e há perda de dias e dias correndo atrás das papeladas por lá. E a intenção é a de fazer com que isto tudo acabe.

documentos-cachorros-gatos

O que tem no passaporte, este documento para cachorros e gatos tão específico?

 

Leia Mais: Placa de identificação para gatos: nossos felinos devem usar?

Este tipo de documento para cachorros e gatos é praticamente igual ao das pessoas, mas com algumas informações características deles: foto, o nome, a espécie, a raça, a cor, a data de nascimento, a pelagem, as vacinas, o exame veterinário e as informações do proprietário (nome, endereço, telefone, cidade e país).  O passaporte é válido para toda a vida do animal, desde que a vacinação seja atualizada com a assinatura do veterinário.

Ele poderá ser feito gratuitamente e em aeroportos, aduanas especiais, portos, e fronteiras, levando 30 dias para ficar pronto. No dia da confecção deve ser levada uma foto 5 cm x 7 cm do animal, mas antes ele deve passar por um veterinário e ter um microchip implantado com suas informações, com dados sanitários, de vacinação, exames laboratoriais, de tratamento, análises clínicas e o país de origem. É como se fosse a carteira de identidade dele, que é lida por um aparelho digital.

Sendo assim, este documento para cachorros e gatos promete facilitar bastante as viagens entre os países que aceitarem os passaportes com as informações em dia sem a necessidade da CZI. Porém, dependendo do destino, ainda assim a pessoa terá de enfrentar toda a burocracia do Certificado Zoosanitário Internacional e correr atrás de exames, comprovantes, análises, fazer a avaliação até 8 dias antes do embarque e o passaporte só servirá para a frase que tanto usamos: “ele é gente como a gente!”. 



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/documentos-para-cachorros-e-gatos/

Categorias:
Atividades de Cachorro, Atividades de Gatos, Curiosidades sobre Gatos
Tags:
bichano, cachorro, cães, documento, gato, passaporte, pets, viagens

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados