Saúde do Cachorro em Detalhes | CachorroGato

Saúde do Cachorro em Detalhes

Dicas de especialistas para a saúde do cachorro no dia a dia

A palavra-chave para o cuidado e saúde do cachorro é prevenção. Existem alguns pontos básicos que devem ser levados em consideração para manter em bom estado a saúde do cachorro, especialmente do seu cão.

No início de sua vida, aos 30 dias, deve-se vermifugar o seu cãozinho e, se for possível, fazer a primeira vacina preventiva para parvovirose, sendo que este primeiro procedimento normalmente ja é feito no canil.

Até os 45 dias, seu animal tem a imundade herdada da mãe, por isso, é aos 45 dias que realmente se inicia a vacinação com as vacinas polivalentes: vacina polivalente v8 e vacina polivalente v10. É importante sempre usar marcas consideradas éticas e oficiais, é dizer, marcas de empresas idôneas, que em caso de falha vacinal vão te dar o suporte necessário.

Muito importante também é que a vacina sempre seja aplicada por um veterinário, para que seu carimbo e assinatura atribuem garantia a vacinação. Exitem vários tipos de protocolos para as diferentes vacinas para cães, tanto no início da vida quanto na manutenção desta imunidade.

A saúde do cachorro também implica na sua castração. Existem vários mitos sobre a castração de machos e fêmeas que são eliminados por estudos técnicos, em resumo, se você não vai querer uma cria de seu animalzinho é indicado a castração de cães ainda jovens. A castração serve como prevenção para doenças dos cachorros, machos e fêmeas. Um exemplo básico destas doenças em machos é a hiperplasia prostática benigna (HPB), que nada mais é que o aumento da próstata, que acaba atrapalhando as funções fisiológicas do animal.

Outra doença de cachorro que podemos dar como exemplo nestas dicas da saúde do cachorro é o câncer de testículo. Esta doença é mais relacionada a cães machos, idosos e não castrados, trazendo a necessidade da castração do cachorro em um período da vida mais delicado para uma anestesia geral.

Leia Mais: Cães e Gatos x Cigarro – A batalha

Em fêmeas, a castração serve como prevenção para câncer de mama e a infecção de útero, conhecida como piometra. Doenças que ainda hoje são as maiores causadoras de óbito em cachorras idosas.



Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/dicas-saude-caes/

Categorias:
Saúde do Cachorro
Tags:
cachorro, cães, cão, castração, cuidado, detalhe, dicas, doença, especialista, informação, saúde

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 10.687), formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Unesp com Pós Graduação em Oncologia Veterinária pelo Instituto Bioethicus e Pós Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pelo Instituto Qualittas. Responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h. Dr. Toyota é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados