Conjuntivite Canina - Como curar e tratar esta doença

Como agir quando o seu pet está com conjuntivite canina

A conjuntivite canina vem se tornando uma doença bem comum entre os cães, principalmente os que moram em áreas urbanas, afetando os olhos e a visão do cãozinho infectado. Esta doença é mais propensa em animais que, por exemplo, andem bastante com a cabeça para fora de um carro em movimento, pegando vento direto nos olhos, mas ela pode afetar qualquer outro cachorro ou aqueles que moram em casas de ruas muito movimentadas.

É comum que os donos não percebam ou não deem muita importância quando seus cachorros parecem estar com alguma irritação nos olhos, só buscando auxílio de um veterinário quando a doença já está mais avançada. Cuidado. A conjuntivite canina deve ser levada a sério, pois sua evolução pode levar à cegueira.

Para começar, saibamos que as conjuntivas são mucosas que ficam embaixo das pálpebras, possuem coloração rosada clara quando estão saudáveis e sua função é proteger os olhos dos pets.

A conjuntivite acontece quando há a inflamação das conjuntivas, devido a funções climáticas, poluição, irritação por corpos estranhos (objetos ou poeira) ou trauma. Com isso, é importante saber que, ao contrário da doença nos humanos, a conjuntivite nos cães não é contagiosa.

Sintomas e tratamento da conjuntivite em cães

Leia Mais: Acupuntura para Cães - Saúde e bem-estar

O aparecimento de inchaço e vermelhidão nos olhos do pet pode ser um sinal de conjuntivite, além de edema e corrimento através dos olhos. É importante ressaltar que, com a percepção destes sintomas, o dono não deve negligenciar e precisa levar o seu pet ao veterinário, pois, além de ser uma doença isolada, a conjuntivite pode ser sinal de cinomose, que é uma doença canina muito séria. Leia mais sobre a cinomose.

Após a confirmação do diagnóstico da conjuntivite no cachorro, dependendo da causa, o tratamento é bastante simples: aplicação de algum colírio receitado pelo veterinário e limpeza, com soro fisiológico, do olho acometido pela doença. Nos casos mais avançados, recomenda-se o uso de antibióticos. Depois disso, o cãozinho pode levar sua vida normalmente.

Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/conjuntivite-canina/

Sugira novo tema para um artigo
Categorias:
Saúde do Cachorro
Tags:
cachorro, cachorros, cães, canina, cão, cegueira, conjuntivite, doença, pet, tratamento

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Médico Veterinário (CRMV- SP 10.687), formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Unesp com Pós Graduação em Oncologia Veterinária pelo Instituto Bioethicus e Pós Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pelo Instituto Qualittas. Responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h. Dr. Toyota é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

Artigos Relacionados